Imagem: Candal / andarilho.pt

Se quer aproveitar o feriado de 1 de novembro para passear, a nossa sugestão é descobrir uma aldeia. De norte a sul, deixamos estas 10 sugestões para poder seguir viagem.

1. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor créditos: Contramapa

"A aldeia, separada pelo pequeno rio que lhe dá o nome, lado a lado com a vizinha aldeia espanhola, Riohonor de Castilla, foi desenvolvendo métodos próprios de organização, formas criativas de escapar ao isolamento e de resolver em comum os problemas que eram de todos", escreve a Food and Travel neste guia que pode ver aqui.

2. Sistelo

Sistelo
Sistelo créditos: Food and Travel Portugal

Ficou famosa quando recebeu a alcunha de pequeno Tibete português. O apelido vem pelos socalcos cultivados que circundam a aldeia. "A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é sem dúvida uma das Aldeias de Portugal mais pitorescas, principalmente pela sua envolvência natural. Está situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês - o único parque nacional em Portugal -, junto da nascente do rio Vez", escreve o Viaje Comigo. Siga aqui para o artigo completo com mais dicas para a visita.

3. Vale de Poldros

Vale de Poldros
Vale de Poldros créditos: CM Monção

"Esta povoação abandonada no concelho de Monção parece um cenário típico dos filmes de "O Senhor dos Anéis" e tem apenas um habitante para nos receber", conta-nos a Susana Sousa Ribeiro. Se quer conhecer a "aldeia dos Hobbits", então leia antes este artigo.

4. Quintandona

Quintandona
Quintandona créditos: Aldeias de Portugal

No concelho de Penafiel, esta aldeia de xisto está muito bem preservada. "As ruas têm qualquer coisa de bucólico, um passeio que pede para ser demorado, apreciando os lavadouros tradicionais, a capela com mais de 200 anos ou o antigo cruzeiro", indica-nos o site Aldeias de Portugal.

5. Castelo Rodrigo

Aldeia de Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo créditos: Alice Barcellos

"Toda a aldeia é um sítio histórico. Ruas, casas, igrejas, muralhas e ruínas... tudo revela a história e o modo de vida de uma comunidade que teve o seu apogeu na época medieval e que se caracteriza pela ruralidade e proximidade com Espanha", escreve o Andarilho, que conta mais sobre Castelo Rodrigo neste artigo.

6. Candal

Candal
Candal créditos: andarilho.pt

"Candal impressiona logo à primeira vista. A forma como as casas estão integradas na serra, a sua disposição e os materiais de xisto e madeira fazem um retrato que se torna ainda mais interessante em dias de nevoeiro", conta-nos o Andarilho, que mostra os encantos de Candal aqui.

7. Janeiro de Cima

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima créditos: andarilho.pt

"Enquadrada entre as montanhas e o rio Zêzere, a aldeia de Janeiro de Cima, concelho do Fundão, recebe-nos com o brilho do xisto e dos seixos que compõem parte das casas do centro da povoação". A aldeia encantou a Alice Barcellos, que teve uma ótima estadia por lá - veja aqui.

8. Monsanto

Aldeia de Monsanto
Monsanto créditos: The Travellight World

A aldeia que está neste momento das bocas do mundo por ter sido escolhida como cenário para a série House of the Dragon tem mesmo uma áurea mágica. "Wow! Foi a única coisa que consegui pronunciar quando avistei a Aldeia de Monsanto pela primeira vez", revela a Travellight neste artigo.

9. Belver

Castelo de Belver
Belver créditos: OLIRAF

"O Castelo de Belver surpreende os visitantes quando se aproximam da aldeia. Está no cume de um monte, tem uma forma circular e sobressai como o anjo da guarda do casario que está a seus pés. É também um fantástico miradouro para o Tejo", descreve o Andarilho num artigo completo sobre esta aldeia de Gavião.

10. Monsaraz

Monsaraz
Monsaraz créditos: Pixabay

"Entrar no velho castelo é como entrar no cenário de uma velha história de princesas e cavaleiros. As pequenas ruas empedradas mantêm a memória de milhares de vidas que por aqui se cruzaram". Siga este artigo da Food and Travel e faça também uma viagem ao passado nesta belíssima aldeia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.