Existem voos diretos de Lisboa e do Porto para Tenerife. É muito fácil explorar a ilha graças às boas infra-estruturas rodoviárias, transportes públicos e operadores turísticos. Optei por alugar um carro no aeroporto, o que foi uma excelente escolha, pois deu-me total liberdade para visitar os lugares que queria, ao meu próprio ritmo. Graças à sua localização privilegiada, em pleno oceano Atlântico em frente à costa noroeste de África, Tenerife tem um clima moderado durante todo o ano.

Recomendo pelo menos uns cinco dias para explorar tudo o que a ilha tem para oferecer. É possível também combinar Tenerife com uma das outras sete ilhas principais do arquipélago, sendo a opção mais conveniente fazer um passeio de um dia até La Gomera, visível no horizonte a sul da ilha. Partilho neste artigo as minhas sugestões de 10 experiências imperdíveis em Tenerife.

Explorar o Parque Nacional do Teide

Comecei a minha visita a Tenerife pelo Parque Nacional do Teide. Situado no centro da ilha, é um dos parques nacionais mais visitados de toda a Europa e foi classificado Património Mundial da UNESCO em 2007. O grande destaque do parque é a Montanha do Teide, um vulcão cuja última erupção ocorreu em 1909. Com mais de 3700 metros de altitude, é o ponto mais alto de Espanha.

Parque Nacional do Teide
Parque Nacional do Teide Parque Nacional do Teide créditos: The Travel in Pink

Toda a área envolvente impressiona pelas paisagens lunares áridas e aparentemente inóspitas, formações rochosas singulares e um ecossistema resultante das erupções vulcânicas que deu origem a uma flora única com espécies vegetais endémicas resistentes, como o tajinaste vermelho ou a violeta do Teide.

Da Costa Adeje, onde fiquei baseada na minha viagem a Tenerife, demora-se menos de uma hora de carro a chegar ao parque, sendo os acessos bastante bons. Pelo caminho passa-se por vários miradouros onde vale a pena parar para apreciar as diferentes perspetivas das paisagens dramáticas do Teide, como os Miradouros Narices del Teide, Boca Tauce e Llano de Ucanca. A estrada até ao Teide oferece também algumas das suas vistas mais épicas.

Parque Nacional do Teide
Parque Nacional do Teide Parque Nacional do Teide créditos: The Travel in Pink

O coração do parque situa-se junto à estação de teleférico, onde existe uma zona de estacionamento. É possível subir neste teleférico até perto do cume, a mais de 3500 metros de altitude, onde se é recompensado com novas vistas incríveis.

Ainda que não se suba o teleférico, a paragem naquela zona é obrigatória para observar formações rochosas impressionantes como os Roques de García e o famoso Roque Cinchado, uma das rochas mais emblemáticas das Canárias, bem como o miradouro de La Ruleta. Para os entusiastas de caminhadas existem 41 rotas pedestres disponíveis para explorar a região, com níveis de dificuldade distintos.

Visitar o Vale de Masca

Nenhuma viagem a Tenerife está completa sem visitar o Vale de Masca. Situada a 750 metros de altitude no Parque Rural do Teno, no lado oeste da ilha, Masca é considerada a aldeia mais bonita da ilha. Envolta por uma certa aura de mistério, segundo reza a história, no passado teria servido de esconderijo de piratas, que por ali procuravam refúgio devido à sua localização remota.

A beleza de Masca é arrebatadora com uma vegetação exuberante, vistas de cortar a respiração para as montanhas que a rodeiam e casas pitorescas que parecem suspensas nas encostas íngremes. Há mesmo quem lhe chame o “Machu Picchu de Espanha” e, embora geralmente evite este tipo de comparações, consigo compreendê-la devido à orografia envolvente.

Vale de Masca
Vale de Masca Vale de Masca créditos: The Travel in Pink

As estradas que dão acesso a Masca são estreitas, sinuosas e vertiginosas, pelo que a viagem é recomendável apenas para condutores experientes. Sugiro visitar de manhã cedo ou ao final da tarde, pois o estacionamento é escasso e o local pode encher rapidamente. Em alternativa existem tours organizados ou autocarros até Masca.

Vale a pena parar no Miradouro de La Cruz de Hilda onde se encontra um restaurante com vistas incríveis para o vale. Desse ponto existe um trilho até Masca. No caminho desde Santiago del Teide, não deixem de parar no Miradouro de Cherfe para outra vista imperdível.

Percorrer as praias da ilha

Na costa sudoeste de Tenerife, a Costa Adeje é um destino de praia ideal. Há opções para todos os gostos, desde praias de areia vulcânica negra, a enseadas rochosas, piscinas naturais e praias de areia dourada. Não percam a Playa de los Guios perto de Los Gigantes, a Playa de Fañabé ou a Playa de La Enramada, todas com cénicas areias negras. Outras excelentes opções são a Playa del Duque, a Playa Abama ou a Playa de Las Vistas com areias douradas.

Fora da Costa Adeje, são famosas a Playa de las Teresitas em Santa Cruz de Tenerife, com areia dourada trazida do Deserto do Sahara e ladeada por palmeiras; a espetacular e selvagem Playa Benijo no norte da ilha, com formações rochosas únicas; e a Playa Jardín em Puerto de la Cruz.

Admirar as falésias do Acantilado de Los Gigantes

Perto da Costa Adeje, outro destaque da ilha é a vila de Los Gigantes, conhecida pelas falésias Acantilado de los Gigantes. O Miradouro Archipenque oferece uma bonita perspetiva sobre Los Gigantes e sobre a vizinha ilha La Gomera. Mas o meu miradouro preferido, menos conhecido, fica no fim da Calle El Pino, com uma charmosa varanda branca a emoldurar a paisagem.

Provar a gastronomia tradicional na vila piscatória La Caleta

Também na costa sudoeste da ilha, La Caleta é um segredo bem guardado. Esta pequena vila piscatória ainda mantém o seu modo de vida tradicional, mas nos últimos anos tornou-se famosa pelas suas opções gastronómicas, com vários restaurantes de peixe e marisco com esplanadas viradas para o mar, sendo o local ideal para provar a deliciosa cozinha típica das Canárias. Em La Caleta encontram-se também praias rochosas e piscinas naturais perfeitas para um mergulho.

La Caleta
La Caleta Piscinas naturais em La Caleta créditos: The Travel in Pink

Observar as formações rochosas da Playa de la Montaña Amarilla

Outra paisagem impressionante nesta zona é a Playa de la Montaña Amarilla, uma praia de seixos e rochas com falésias amarelas esculpidas pelas marés que foi declarada Monumento Natural devido à sua beleza e singularidade. Há uma zona próxima com espaço para estender a toalha e apanhar banhos de sol.

Visitar San Cristóbal de La Laguna

Uma das cidades mais interessantes da ilha é San Cristóbal de La Laguna, repleta de história e cultura. Por estar longe da costa e de eventuais ataques de piratas, foi a primeira cidade fundada em Tenerife. Atualmente é a segunda maior cidade da ilha, a seguir à capital Santa Cruz de Tenerife, e foi classificada Património Mundial da UNESCO.

O centro histórico de San Cristóbal de La Laguna é lindíssimo. Podem passear pelas ruas pedonais e visitar locais emblemáticos como a Plaza del Adelantado, o Palácio de Nava, a Catedral de Nuestra Señora de los Remedios ou a Casa Lercaro, atualmente Museu de História e Antropologia de Tenerife.

Conhecer as tradições da ilha e ver um dos símbolos de Tenerife

Sabiam que o dragoeiro é um dos símbolos de Tenerife? Podem ver um exemplar monumental no Parque do Dragoeiro Milenar em Icod de los Vinos, no norte da ilha. Acredita-se que esta árvore tenha mais de 800 anos, com cerca de 17 metros de altura e um perímetro de 20 metros, pelo que foi considerada Monumento Nacional. Na zona aproveitem para visitar o parque que rodeia o dragoeiro. Há exposições sobre tradições da ilha, bem como sobre os Guanches, os primeiros habitantes das Canárias.

Passar um dia no Parque Rural de Anaga

Na região nordeste da ilha encontra-se um dos locais mais conhecidos de Tenerife, o Parque Rural de Anaga. Esta cordilheira montanhosa com paisagens naturais incríveis, picos afiados, ravinas profundas e florestas laurissilva, foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2015.

Visitem Taganana, uma pequena povoação com casas brancas rodeadas de praias e rochas. Parem nos miradouros de Jardina e Risco Amogoje para vistas deslumbrantes. E não percam a Playa de Benijo, que referi anteriormente. Com areia negra e as icónicas rochas Roques de Anaga, chegou a ser considerada a praia mais bonita de Tenerife. O parque é também conhecido pelos trilhos que atravessam florestas e paisagens costeiras.

Playa de Fañabé
Playa de Fañabé Playa de Fañabé créditos: The Travel in Pink

Ver o sol mergulhar no Atlântico

Os pores do sol em Tenerife são fantásticos. A Costa Adeje é perfeita para ver o sol mergulhar no Atlântico. Praticamente qualquer ponto desta costa oferece vistas mágicas à hora dourada, seja numa praia, num terraço virado para o mar ou em locais mais elevados como o Vale de Masca ou o cume do Teide.

Deixo uma dica para um pôr do sol inesquecível. Vão até à Playa de Fañabé, caminhem pelo areal até encontrarem umas formações rochosas do lado direito da praia e permaneçam nesse ponto até o sol se pôr no horizonte.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.