Portugal não nos cansa de surpreender como um destino versátil e pronto para agradar todo o tipo de viajante.
Esta lista é para os que procuram lugares recônditos, com pouca gente e para umas férias com o silêncio e o descanso merecidos.
1. Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Ilha de São Jorge, Açores
Este pedaço de terra esparramado entre o mar e altas encostas é um lugar único. Aqui só se chega a pé, de moto4 ou de barco (embora esta seja a opção menos usada). Ao ver o cenário circundante é impossível não ficar rendido à paisagem. Se for amante de surf, este é um “spot” a conhecer. Toda a ilha de São Jorge apresenta lugares fora de série e ainda pouco conhecidos pelos turistas – pode a ficar a saber mais no nosso roteiro.
2. Serra da Malcata
Esta reserva natural é lar do lince ibérico e alberga grande riqueza de fauna e flora que pode ser contemplada pelos amantes da natureza. Este é um destino para quem aprecia as atividades ao ar livre, incluindo caminhadas ou BTT. O Turismo do Centro deixa aqui uma sugestão de roteiro de três dias que passa por Penamacor e Castelo Branco.
3. Parque Natural do Douro Internacional
Para conhecer este território ainda selvagem vai ter de rumar para junto da fronteira com Espanha, pelo que pode aproveitar para dar um salto ao país vizinho. O troço fronteiriço do rio Douro corresponde ao vale profundo, encaixado e de margens escarpadas, apresentando belas e dramáticas paisagens. Pode conhecer Miranda do Douro, uma das portas de entrada para o Douro Internacional, para, depois, perder-se entre aldeias isoladas e trilhos com vistas espetaculares. Mais informações aqui.
4. Nordeste, Ilha de São Miguel, Açores
Apesar de ser um destino em alta e atrair cada vez mais turistas, a maior ilha dos Açores ainda guarda lugares remotos e, até pelo acesso entre curvas e contra-curvas, Nordeste é um deles. Além da vila acolhedora e pitoresca, Nordeste guarda alguns dos mais belos miradouros da ilha. Há também cascatas e trilhos para entrar em comunhão total com a natureza. Veja aqui 10 lugares a conhecer.
5. Parque Natural de Montesinho
No Nordeste Transmontano, esta área protegida tem uma dimensão de 75 mil hectares e apenas 9 mil habitantes, portanto, poderá andar por quilómetros e não ver ninguém. Pelo contrário, verá muita paisagem natural deslumbrante, como serras, vales e cursos de água. Por aqui anda o lobo-ibérico, embora seja quase impossível avistá-lo, e outras espécies como a corça ou o veado. Para ter contacto com mais animais, pode conhecer o Parque Biológico de Vinhais. Aqui encontra mais informações sobre o Parque Natural de Montesinho.
6. Vieira do Minho
Este município do distrito de Braga reúne vários ingredientes para uma escapadinha na natureza por lugares menos concorridos. Trilhos, praias fluviais, aldeias e cascatas - veja aqui uma proposta de roteiro. Para quem quiser complementar a viagem, pode dar um salto ao Gerês - destino já bem mais procurado pelos turistas.
Comentários