O calor, os carros, os turistas e as rotinas circundam a praia fluvial da Portagem, mas nada retira o ambiente agradável. À sombra ou nas águas do rio Sever.

Portagem
créditos: andarilho.pt

“O espaço da Portagem é muito agradável, em especial no verão. No Alentejo está muito calor mas a Portagem é aprazível porque é muito fresca.”

Portagem
créditos: andarilho.pt

Complemento a descrição de Cristina Lança, técnica de Turismo de Marvão, coma referência de que a Portagem está quase na fronteira com Espanha, num dos principais acessos no Parque Natural da Serra de São Mamede.

A praia fluvial aproveita o curso natural do rio Sever que aqui se alarga um pouco entre espaços ajardinados e que fazem parte do Centro de Lazer.

Portagem
créditos: andarilho.pt

“Temos uma piscina fluvial, uma piscina e os respetivos balneários. Perto da piscina fluvial temos também um parque de merendas. Nesse centro de lazer há ainda um anfiteatro, e um campo de ténis.”

Portagem
créditos: andarilho.pt

O centro conjuga estas estruturas modernas com um conjunto histórico que está classificado de Interesse Público. É o caso da velha ponte de granito.

Portagem
créditos: andarilho.pt

O tabuleiro com cerca de meia centena de metros de comprimento tem uma excelente vista, mais clara do que a sua origem, falsamente atribuída aos romanos.

“As pessoas dizem que é romana, mas não. Foi construída com pedras de uma cidade romana, Ammaia (um imenso complexo arqueológico que fica próximo da portagem e de visita obrigatória), mas é uma ponte quinhentista.”

Portagem
créditos: andarilho.pt

Junto à ponte passa um dos percursos pedestres. O trajeto acompanha o rio. Outro percurso é entre a Portagem e Marvão.

Portagem
créditos: andarilho.pt

Uma brisa fresca na praia fluvial da Portagem, um oásis alentejano faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.