Torghatten é uma das principais atrações de Brønnøy. O pico de granito é um marco importante na paisagem local e proporciona um único e extraordinário espetáculo durante o solstício de verão quando os raios de sol deslizam pela fissura da montanha.
Como surgiu este fenómeno único?
O “furo” é apenas um túnel natural de 160 metros de comprimento que teve origem na erosão provocada pela água e pelo gelo, durante a última era glacial, mas existem explicações mais interessantes para este fenómeno. Afinal um buraco que atravessa o cume rochoso de uma montanha de um lado ao outro é algo raro e isso, claro, dá sempre origem a contos e lendas.
Uma das lendas mais populares da região de Brønnøy explica que o “furo” surgiu quando um troll apaixonado tentou capturar a sua amada e esta, assustada, fugiu. Ao perceber que nunca a alcançaria, o troll atirou uma flecha para a matar, mas a bonita moça foi salva pelo Rei Sømna, o rei da montanha, que conseguiu desviar o disparo mortal com o seu chapéu. No mesmo momento, o sol nasceu e o chapéu do rei ao tocar na flecha transformou-se numa montanha com um buraco bem no centro, porque a magia dos trolls não resiste à luz do sol.
Torghatten influenciou as fantasias das pessoas por milhares de anos e as lendas viajaram de geração em geração, de aldeia em aldeia. Para os vikings, pescadores e viajantes do “Caminho do Norte”, a montanha tem sido um querido marco de navegação. Os marinheiros tiram os seus chapéus para saudar o “Portal das Terras do Norte” e os capitães usam as lendas para ensinar os jovens a navegar. É mais fácil lembrar a longa distância de águas perigosas entre 'Vågakallen' e 'Lekamøya' usando uma história boa e imaginativa.
Como posso visitar esta montanha e o seu “furo”?
Torghatten fica localizada na ilha de Torget, no norte da Noruega. O aeroporto mais próximo é o aeroporto de Brønnøysund, 9 km a sudoeste desta pequena montanha.
O trilho mais comum até o buraco é a subida do estacionamento, a leste da montanha. Este caminho é bem marcado com degraus de pedra antigos que datam de 1870. Num ritmo lento, a subida leva de 30 a 40 minutos.
Embora seja possível descer a partir da extremidade poente do buraco, este caminho não é um trilho oficial e não está cuidado, pelo que é adequada apenas para adultos e crianças crescidas, equipadas com bom calçado de caminhada. Além disso, tenha em atenção que se descer do lado oeste, a caminhada até ao estacionamento é mais longa. Por isso é recomendado regressar pelo mesmo caminho por onde subiu.
A vista incrível
De dentro do “furo” de Torghatten, consegue-se vislumbrar um panorama deslumbrante.
A melhor vista é a do topo do caminho, virando à direita. Daqui consegue-se ver Brønnøysund e as Sete Irmãs — a cordilheira de montanhas a leste de Sandnessjøen. Caminhando pelo buraco até a entrada do outro lado, a vista também é formidável e abarca a costa de Helgeland no que ela tem de mais bonito: centenas de pequenas ilhas e ilhotas. Só essa vista já vale a caminhada.
Comentários