A capital do Ceará é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. E claro que a sua orla costeira tem muito a ver com esta preferência. Aqui os adeptos de praia são felizes todo o ano, já que as temperaturas fazem esquecer que o inverno existe, o sol brilha sem descanso e a chuva é escassa.

Iracema e não só

Fortaleza: do ceará com amor
créditos: Alexandre Barbosa/Unsplash

Fortaleza oferece muitos spots para quem adora areia e mar, mas a Praia de Iracema é, porventura, a mais conhecida. Assim batizada em homenagem à heroína indígena que dá nome ao romance de José de Alencar, proporciona uma vista fabulosa e concentra bares e espaços noturnos, com destaque para o famoso Pirata. Se quer ver o pôr do sol siga até à Ponte dos Ingleses, onde encontra um Núcleo de Proteção dos Golfinhos e uma Torre de Observação de Cetáceos. Caso prefira apanhar umas ondas (aqui bem agitadas), Iracema é um spot a ter em conta.

Já os melhores espetáculos de forró e o caranguejo mais apetitoso estão na Praia do Futuro. Com oito quilómetros de areal, oferece inúmeros serviços como piscinas, escorregas aquáticos e até salões de beleza. Só uma recomendação: chegue cedo porque esta praia é muito concorrida. Menos agitada é a Praia da Sabiaguaba, a leste da cidade, conhecida pelas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa.

História e cultura

Fortaleza: do Ceará com amor
créditos: Carla Karine/Unsplash

Depois de umas horas de praia, visite a Catedral Metropolitana. A igreja projetada pelo francês George Mounier inspira-se na catedral de Notre- Dame e é ainda mais bela com a iluminação noturna. Prepare a câmara porque o Theatro José de Alencar vale bem a pena. O edifício foi inaugurado em 1910 e destaca-se pela sua arquitetura art nouveau absolutamente fotogénica. Uma vez por aqui, aproveite para ver uma peça ou fazer uma visita guiada. Se busca tranquilidade e paz, nada como o Jardim Japonês, onde tem à espera meia centena de espécies, entre as quais as preferidas do primeiro imigrante japonês em Fortaleza, em honra do qual o jardim foi criado.

Compras e sabores

Fortaleza: do Ceará com amor
créditos: Igor Rodrigues/Unsplash

O maior de todo o Nordeste, o Mercado Central de Fortaleza é o local perfeito para comprar lembranças. As suas mais de 500 lojas vendem de tudo um pouco, com destaque para o artesanato. Objetos em renda, couro, barro e madeira existem aqui em abundância.

Como as compras podem ser extenuantes, faça uma pausa para se deliciar a gastronomia nordestina que também marca presença no mercado. O peixe e os mariscos são as estrelas. Experimente o arroz de camarão e resista se puder às patinhas de caranguejo à milanesa. Guarde um espacinho para a sobremesa, porque vai querer provar o bolo mole, uma delícia à base de leite condensado e de leite de coco.

Agora que já conhece alguns dos excelentes motivos para incluir Fortaleza nos seus planos de férias, só tem de fazer a sua reserva. A TAP leva-o até ao outro lado do Atlântico com todo o conforto e segurança do costume.

Fortaleza ida e volta desde 730€