Too Naturally Healthy Food é mais do que um novo restaurante de comida saudável em Lisboa, - que abriu em novembro no centro comercial Saldanha Residence - é uma marca e um conceito muito prático que pode ser consumido em qualquer lado e em qualquer circunstância. Too é também uma história feliz, que junta duas mulheres de diferentes áreas, que não se conheciam e que apenas tinham em comum a paixão pela comida saudável.

Cristina Dionísio, formada em Matemática, era sales manager na Fox. Decidida a mudar de vida, lançou a marca Too, abrindo uma pequena loja no Príncipe Real, mas faltava-lhe uma cozinha. Joana Dâmaso era consultora fiscal na Deloitte. Tinha uma carreira em ascensão, mas era feliz na cozinha e criou a plataforma digital Modern Foodies. “Comecei a trabalhar a tempo parcial antes de decidir arriscar por este caminho e, quando encontrei a cozinha para poder montar este conceito, não olhei para trás”, recorda Joana.

Barras energéticas
Barras energéticas créditos: DR

Apesar das reticências da família e dos amigos, Joana sabia que não era feliz e que a cozinha, que encontrou no Prior Velho, era o sinal que lhe faltava para arrancar a 100% com o negócio. Por causa do projeto Modern Foodies, foi descoberta pela Cristina que também procurava uma cozinha. E mal se juntaram, surgiu a oportunidade de abrirem um espaço no centro comercial Alegro de Alfragide, em janeiro de 2018, o que constituiu um excelente empurrão para a marca.

Pad Thai
Pad Thai créditos: DR

É na cozinha central que as receitas são criadas e toda a comida é preparada, cozinhada, embalada e etiquetada de véspera. Todas as manhãs é distribuída para as lojas e pode ser vendida aos clientes nas embalagens, que, assim, podem facilmente transportá-la para onde quiserem. Ou podem optar por comer na loja. De sublinhar que as embalagens não são feitas de plástico, mas, sim, de amido de milho.

Além da loja no Saldanha Residence e no Alegro de Alfragide, a marca tem ainda uma terceira loja na Fundação Amália Rodrigues, em São Bento, desde agosto de 2017. Estes espaços físicos funcionam como bases para distribuição a partir de aplicações online, um negócio que se encontra em franco crescimento, bem como para entregas às empresas, uma aposta para 2019 da marca, ou catering para festas. Fazem também bolos de aniversário mediante encomenda.

A comida com o selo Too é o mais natural possível, sem corantes nem conservantes, sem açúcar, sem lacticínios, sem gorduras más, sem farinhas refinadas e maioritariamente vegan. Do pequeno-almoço ao jantar, há toda uma vasta oferta de produtos que incluem snacks, sumos, pratos principais e sobremesas. “Quase todos os produtos utilizados na nossa cozinha são biológicos. Além disso, provêm de produtores locais com quem mantemos uma relação de proximidade. É quase como se fizessem parte da nossa família”, assegura Joana.

A ideia de ter comida pronta a comer, um serviço que fosse rápido mas saudável, era algo que Cristina estava habituada a ver quando residiu em Londres. “Queríamos ter uma oferta diversificada, com alimentos bons para a saúde, pronta a comer a qualquer hora do dia”, explica.

Brunch
Brunch créditos: DR

Pode pedir o brunch a qualquer hora, por 12,5€. Inclui panquecas com manteiga de amendoim e compota de frutos vermelhos, wrap de húmus, fruta da época, brownie de cacau e sumo natural. Para o pequeno-almoço ou pequenos lanches, há variadas opções doces e salgadas, como as barras energéticas, o bolo de cenoura e nozes, empada de maçã, granolas, muffins, papas de aveia, wraps, quiches e pão de banana. Feito com flocos de aveia, banana, amêndoas, sultanas, alperces secos, óleo de coco, raspa de limão, canela e baunilha, este pão de banana é de comer e chorar por mais. Já tinha ouvido falar dele e estava com alguma expetativa. Confesso que é ainda melhor. Satisfazemos corpo e mente sem culpa.

Pão de banana
Pão de banana créditos: DR

Para a refeição principal, além da sopa, há cinco opções diárias: cuscuz marroquino com húmus e falafel, pad thai, caril de lentilhas e dois pratos de frango. Experimentei o cuscuz, já que adoro sabores exóticos e orientais e o prato não desiludiu. É leve, mas intenso, É subtil, mas consistente e com todos os nutrientes de que necessitamos. Acompanhei com o sumo verde, muito saboroso e cheio de vitaminas. O menu, que inclui o prato e sopa ou bebida, custa 8,5€.

cuscuz marroquino com húmus e falafel
créditos: DR

As receitas são criadas por Cristina e Joana, que, com menos tempo para estar na cozinha, encontraram uma ajudante de peso: a chef Yara Segatii, licenciada em gastronomia funcional e com uma vasta experiência nesta área.

Para 2019, a Too não prevê abrir novas lojas, mas pretende crescer na parte do catering de eventos e empresas.

Por Helena Simão, blogger do Starting Today

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.