As aldeias são lugares que guardam legados de outros tempos, memórias de quando se vivia em comunidade e se dependia da natureza para quase tudo. Outras guardam também momentos importantes da história lusa. Todas têm em comum o facto de proporcionar uma viagem no tempo a quem as visita.

Fruto da desertificação, muitas aldeias foram abandonadas em Portugal, felizmente, outras continuam a singrar, agora, voltadas para o turismo.

Ficar alojado numa aldeia, contemplar a natureza das janelas de casa, dormir embalado pelo silêncio e acordar com o canto dos pássaros é uma experiência que todos deveríamos ter, pelo menos, uma vez na vida.

A sorte é que em Portugal existem muitas opções. Selecionamos 15 que podem descobrir a seguir. Já sabem, se tiverem mais sugestões, partilhem connosco no espaço de comentários.

Casa da Cisterna, Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo

Nove quartos e duas suites, carinhosamente recuperados e adaptados a uma nova vida, uma piscina e uma varanda com vista imensa (para tomar o pequeno-almoço ou jantar) fazem desta unidade uma excelente opção de alojamento dentro da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Casas do Juízo, Aldeia do Juízo, Pinhel

Juízo: uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que segundo reza a lenda foi pertence de um Juiz. Na aldeia, as marcas do passado, estão bem presentes nos dias de hoje: gravações em pedra, lagares de vinho, forno comunitário, tronco, fontes, poleiros, cortelhos. São 8 casas, entre T0 e T4, e estão inseridas no centro da aldeia.

Aldeia da Cuada, Ilha das Flores, Açores

No extremo mais ocidental da Europa num planalto sobranceiro ao Oceano, onde em segredo a natureza guarda os seus mistérios, a Aldeia da Cuada é um lugar à medida do isolamento da Ilha das Flores. A aldeia estava abandonada e foi recuperada por Teotónia e Carlos Silva que sabiamente estabeleceram a ligação entre passado e presente, recuperando a traça rural das casas de pedra. São 16 opções de casas, entre T1 e T6.

Aldeia da Pedralva, Vila do Bispo

Uma aldeia renascida, salva da desertificação, um paraíso de tranquilidade em plena Costa Vicentina. Todas as casas inseridas na Aldeia da Pedralva foram recuperadas respeitando a traça típica das casas da zona. Existem 30 casas disponíveis para alugar, todas batizadas com os nomes de zonas e praias da Costa Vicentina, entre o T1 até uma Casa de Campo com pátio, 3 quartos e capacidade para 8 pessoas.

Cerdeira – Home for Creativity, Aldeia de Xisto da Cerdeira, Lousã

O alojamento na aldeia de xisto da Cerdeira é feito em nove casas tradicionais de xisto, remodeladas de forma sustentável. Cada casa desta aldeia de xisto foi também inspiração para artistas criarem peças exclusivas, acrescentando um pouco mais de arte e individualidade a cada uma. Uma construção ecológica num ambiente natural paradisíaco. São 9 casas, entre T2 e T6.

Aldeia da Margarida, Cinfães do Douro

A Aldeia da Margarida conta com 8 suites onde poderá ficar alojado: Laranja, Limão, Cereja, Maracujá, Castanha, Lantana, Camélia e Orquídea. Nomes dados às suites em homenagem à Natureza. A sua decoração minimalista casa na perfeição com o meio ambiente. Na zona exterior vai poder aproveitar os raios de sol na piscina que tem uma vista panorâmica.

Aldeia de São Gregório, Borba

A Aldeia de São Gregório fica localizada em Rio de Moinhos, concelho de Borba, é composta por cinco casas, as suas ruas, os pátios e uma Ermida (Ermida de São Gregório). Quatro das cinco casas têm capacidade para 5 pessoas, uma delas - mais pequena - é ideal para duas pessoas.

Casas da Villa, Aldeia Histórica de Monsanto, Idanha-a-Nova

Cada uma das seis casas que faz parte das Casas da Villa foi fruto de um processo minucioso de recuperação, com a preocupação de manter inalterada a traça original, numa homenagem à região e à sua história. A localização das casas, em pleno coração de Monsanto, proporciona uma vivência única e um esplendoroso horizonte que não irá esquecer.

Casas do Pastor, Santo Estevão, Seia

Uma aldeia rústica de ambiente campestre rodeado por montanhas, paisagem verdejante e pelo "silêncio" da natureza a 5km da cidade de Seia, em plena Serra da Estrela. As Casas do Pastor têm uma estrutura rural tradicional que remonta ao séc. XIX , hoje totalmente reconstruída, segundo a traça original, com materiais tradicionais e dotada de todas as comodidades.

Casa da Padaria, Aldeia Histórica do Piódão, Arganil

O edifício de paredes de xisto e janelas azuis foi em tempos uma padaria, que fazia pão para toda a aldeia e arredores até aos anos de 1970. Esta sua função é recordada com o tradicional forno a lenha, ainda presente na sua forma original e com alguns utensílios utilizados no fabrico do pão à maneira artesanal. A casa dispõe de quatro quartos, todos eles com casa de banho privativa, aquecimento central e televisão.

Casas do Campanário, Aldeia Histórica de Sortelha, Sabugal

Situadas na zona intramuralhas de Sortelha, são duas casas de aldeia que aliam o conforto do presente com a história do passado, constituindo um exemplo da arquitetura tradicional da Beira Interior.

Aldeia Oliveiras, Proença-a-Nova

É uma aldeia beirã, de casas em xisto, com uma população muito simpática e acolhedora. Dispõe de 9 casas, entre T1 e T2. São várias as atividades disponíveis que poderá realizar aquando da sua estadia em Oliveiras. Pode percorrer a pé ou de bicicleta caminhos trilhados por rebanhos e pastores ou desfrutar, ainda, da praia fluvial de Fróia com as suas águas límpidas e cristalinas.

Casa Amarela, Aldeia de Xisto de Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos

A Casa Amarela foi completamente reconstruída em 2010, tendo o cuidado de proporcionar o máximo conforto e uma ampla vista sobre a aldeia e o vale da ribeira do Fato. A casa só é alugada em regime de exclusividade e pode albergar até quatro pessoas. Não é servido o pequeno-almoço, mas irá encontrar alguns miminhos na cozinha que está completamente equipada para qualquer cozinhado.

Casa Valxisto, Aldeia de Quintandona, Penafiel

A Casa Valxisto – Country House encontra-se inserida na aldeia rural preservada de Quintandona. Todos os quartos possuem um nome diferente e uma decoração exclusiva inspirada na natureza circundante. O alojamento possui ainda uma piscina exterior de beiral infinito e um restaurante à carta.

Casa da Urze, Aldeia de Xisto de Talasnal, Lousã

Totalmente restaurada, respeitando o traçado original e certificada pela C.M. da Lousã como alojamento local, a Casa da Urze (T1) está dotada de todas as comodidades e goza de uma vista magnífica sobre a Serra da Lousã. Para além das vistas e do ar puro, visite os neveiros e os lagares de azeite tradicionais, movidos com a força da água.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.