O certame, que se realiza simultaneamente em Portugal e no Brasil, tem em competição amostras de produtores oriundos de quatro continentes, este ano com uma participação acentuada de representantes chilenos, para lá da presença de produtores nacionais, espanhóis, brasileiros, uruguaios, tunisinos ou gregos. O painel de jurados internacional é composto por representantes do Brasil, Portugal, Espanha e Tunísia.

“Este é um concurso que conecta os melhores azeites do mundo e conta com a presença de jurados e especialistas de renome internacional”, sublinha Maurício Gouveia, organizador de evento, considerando que a iniciativa “impulsiona toda a cadeia produtiva do azeite, do campo à mesa, e fortalece o intercâmbio de conhecimento entre olivicultores, distribuidores, chefs, designers, comerciantes e consumidores”.

Nas seis edições anteriores, o BRAZIL iOOC já premiou 650 azeites. O tradicional Jantar dos Premiados será realizado em agosto, também na Quinta da Pacheca, reunindo produtores, jurados e convidados, em uma noite de celebração da excelência da olivicultura internacional.

A identidade visual da competição, criada pelo premiado Atelier Carvalho Araújo, é outro elemento que reforça o prestígio da marca. O estúdio assina o logotipo, os selos oficiais e o design exclusivo dos prémios, e faz a curadoria dos galardões de design, que hoje são considerados verdadeiros símbolos de qualidade e sofisticação no setor.

Na prossecução do seu objetivo de valorizar tudo o que é genuíno e autêntico, a Quinta da Pacheca tem vindo a fazer uma aposta consistente na produção de azeites de qualidade. Plantou dezenas de oliveiras e recuperou árvores antigas, dinamizando a olivicultura e até o turismo, com uma experiência imersiva de colheita da azeitona.