Se procura uma atividade para fazer com o seu avó ou neto, porque não descobrir novos lugares? E não precisa de ir para fora. Portugal é um país perfeito para passeios entre avós e netos.

Muitos turistas seniores visitam Portugal devido à sua serenidade e ritmo de vida. Selecionamos seis destinos fantásticos, em Portugal, para avós visitarem com netos.

O Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho.

Guimarães

Mais do que um passeio é descobrir a história de Portugal. A cidade "Berço da Nação", situada no distrito de Braga, deve ser visitada pelo menos uma vez na vida. As praças, o bonito casario, a gloriosa história, doces conventuais e boa comida. Tudo nos convida a ficar, a apreciar e a sentir como pode recordar neste artigo.

Considerada Património Mundial pela UNESCO desde 2001, Guimarães oferece diversos locais de visita quase obrigatória como o Castelo de Guimarães, o Paço Ducal, o Mosteiro de Nossa Senhora da Oliveira, o Museu de Alberto Sampaio e o Teleférico da Penha.

Porto

CIDADE DO PORTO
CIDADE DO PORTO créditos: Lusa

Há várias razões para visitar o Porto, e uma delas é, sem dúvida, a sua oferta turística que tanto serve os mais novos como os mais velhos.

Há tanto para ver e admirar no Porto que é provável encontrar consenso entre avós e netos.

Entre os vários lugares, destacam-se a Avenida dos Aliados, a Estação de São Bento, a Sé Catedral, a Ponte D. Luís I, o que ficou das Muralhas Fernandinas, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello (uma das três mais belas do mundo), o Café Majestic (considerado um dos mais bonitos do mundo) e o Mercado do Bolhão, cuja reabertura está prevista para o dia 15 de setembro, já sem falar na Ribeira, na Foz do Douro, ou, porque não, um cruzeiro no Douro.

Inspire-se no nosso roteiro de quatro dias para saborear a Invicta e arredores aqui.

Monsanto

Situada nas terras de Idanha-a-Nova, Monsanto é considerada a "aldeia mais portuguesa de Portugal" e, para muitos, a mais bonita de todas.

Aldeias Históricas: escapadinha para conhecer Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo
Aldeias Históricas: escapadinha para conhecer Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo
Ver artigo

É o lugar ideal para avós e netos passarem bons momentos. Só não é aconselhável para pessoas com mobilidade reduzida.

Sem pressas e correrias, poderão passear pelas ruas estreitas e graníticas ou, simplesmente, sentar e desfrutar da paisagem.

Cascais

Há quem diga que Cascais é a Riviera Portuguesa e, como tal, é possível juntar praia, compras e gastronomia. Situado na pitoresca Costa do Sol, Cascais é um dos municípios mais ricos de Portugal.

Veja a nossa sugestão para contemplar a natureza enquanto descobre histórias de Cascais.

Évora

Évora
Évora créditos: Alice Barcellos

Considerada património mundial pela UNESCO em 1986, Évora e todo o Alentejo são ideais para quem procura tranquilidade.

Visitar Évora e o seu centro histórico sem pressas e preocupações é uma experiência perfeita para avós e netos.

O ideal é ir caminhado devagar para apreciar esta cidade-museu e ir parando nas esplanadas ou bancos de rua.

Veja o nosso roteiro de três dias para descobrir Évora.

Faro

Subvalorizado com frequência como destino de férias, Faro poderá ser uma boa escolha.

A capital do Algarve é uma cidade acolhedora e tranquila e conta com um porto, parques, praças e uma parte antiga com vias pedonais e cafés com esplanadas.

Inspire-se no neste roteiro de dois dias na capital do Algarve.