Se não tem tempo para fazer todo o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pode ir fazendo umas escapadinhas de fim de semana e conhecendo cada uma delas, com mais calma.

Muito recentemente a afamada série “Guerra dos Tronos” descobriu a riqueza cinematográfica de Monsanto, mas nós já a conhecíamos.

Esta Aldeia Histórica é – muito provavelmente – uma das mais visitadas e ao vermos as fotografias já dá para perceber porquê. Basta caminhar por entre as suas ruas, que nos vão levar ao altaneiro castelo, para sermos transportados para outras épocas. A vista do topo é imperdível. Faça o caminho, aproveitando para parar, sem pressas. É assim que se leva a vida, aqui, calmamente.

Se quiser, leve consigo um farnel e faça um piquenique nas alturas da que ficou para sempre conhecida como "a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal" – conto aqui o porquê do epíteto.

Castelo de Monsanto
Castelo de Monsanto créditos: Viaje Comigo

Depois da passagem em Monsanto, pode ir até perto, ou seja, até Idanha-a-Velha. É um prazer fazer a viagem por esta estrada e ir ter a um local histórico como Idanha-a-Velha, onde os habitantes ainda se cruzam na rua para pôr a conversa em dia. No centro tem um café-restaurante e um núcleo museológico com pedras seculares e um antigo lagar de azeite que foi totalmente renovado e pode ser visitado.

Se na passagem pela cidade de Idanha-a-Nova decidir fazer uma refeição tradicional e regional, passe no restaurante Helana.

Um dos alojamentos centrais para este roteiro são as Casas de Alpedrinha, onde já fiquei várias vezes. Têm uma piscina enorme para o verão – e rapidamente se chega (uns 10 minutos a pé) também à histórica vila de Alpedrinha, onde os embutidos fizeram história.

Casas de Alpedrinha
Casas de Alpedrinha créditos: Viaje Comigo

A poucos minutos do alojamento está a Aldeia Histórica de Castelo Novo que tem uma convidativa praia fluvial, que costuma estar cheia nos dias mais quentes.

Para visitar a aldeia, o melhor é parar o carro e começar a calcorrear as ruas em direção ao castelo. Para quê? Para ter a vista sobre toda a Aldeia Histórica, cujas renovações também se notam ao longe, e depois ao descer ir visitando tudo o resto, incluindo o atelier de bonecas com história. Todo o roteiro do que visitar pode ser lido aqui.

Castelo Novo
Castelo Novo créditos: Viaje Comigo

Pode seguir o Viaje Comigo no Instagram e YouTube

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.