Com as suas belas pontes e um centro histórico classificado como Património Mundial da UNESCO, os encantos do Porto são tão subtis como as nuances de um Tawny envelhecido. É uma cidade cheia de alma, que deve ser apreciada devagar, sem pressas...
No primeiro dia explore o centro histórico. Está recheado de atrações, mas é compacto e fácil de fazer a pé.
Para descansar
Sé Catedral do Porto
Comece por visitar a Sé Catedral do Porto, um dos edifícios religiosos mais importantes da Invicta. A catedral está situada no bairro de Batalha, ao lado das muralhas que, no passado, protegeram a cidade. Siga depois para a Avenida dos Aliados, o coração do Porto, e aprecie os seus bonitos edifícios modernistas do início do século XX. Continue a caminhar até à Igreja dos Clérigos e suba os mais de 200 degraus da sua torre, para uma vista fenomenal do centro histórico e do rio Douro. Siga para a livraria neogótica Lello — tantas vezes eleita uma das mais belas do mundo. A livraria fica na Rua das Carmelitas e o preço da entrada pode ser deduzido na compra de um livro.
Praça da Liberdade
Caminhe agora na direção contrária, até chegar à Praça da Liberdade. Esta é uma das praça mais importantes da Invicta e conecta o Porto antigo ao moderno. Passe pela Igreja de Santo António dos Congregados e, a poucos passos dali, visite a Igreja de Santo Ildefonso, mais uma preciosidade arquitetónica da cidade. A sua fachada exibe um conjunto maravilhoso de azulejos e o desenho do seu retábulo é da autoria do artista, decorador e arquiteto Nicolau Nasoni, o italiano que transformou o Porto numa cidade barroca.
Não muito longe dali, encontra o Majestic, um belo café Art Nouveau. Aproveite para descansar um pouco enquanto prova as rabanadas, uma das especialidades da casa. Elas são envoltas num suave creme de ovos e frutos secos. São absolutamente deliciosas!
Mercado do Bolhão
Já refeito do cansaço e com a barriga cheia siga pela Rua Sá da Bandeira até ao Mercado do Bolhão. É um espaço icónico do Porto e um bom sítio para comprar produtos típicos, iguarias e recordações da cidade.
Na esquina da Rua de Fernandes Tomás e da Rua de Santa Catarina (bem perto do Mercado do Bolhão) encontra a Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina, que também merece atenção. Os azulejos da sua fachada, representam a morte de São Francisco de Assis e o martírio de Santa Catarina e são magníficos.
Visite os Jardins do Palácio de Cristal; Passe pela Antiga Cadeia da Relação do Porto (onde estiveram presos Camilo Castelo Branco e a sua amada Ana Plácido); Continue até à Casa de Almeida Garrett e passe pelo Palácio da Bolsa. Pare na igreja barroca de São Francisco para uma visita. Vale bem a pena!
Cais da Ribeira
Siga para o Cais da Ribeira. Escolha uma esplanada para almoçar e aproveite as vistas. Observe o casario colorido, o rio Douro e os barcos rabelos que eram usados para transportar as pipas de vinho do Porto do Alto Douro até Vila Nova de Gaia e maravilhe-se com a Ponte Dom Luís I.
Na parte da tarde atravesse o rio até Vila Nova de Gaia e visite as caves do vinho do Porto. Escolha uma delas ou várias (Taylor, Graham, Sandeman…) e faça visitas guiadas com degustação.
Termine o dia com um jantar no The Yeatman. A comida é deliciosa, o serviço impecável e a vista imbatível!
Dia 2
Fuja da agitação da cidade e reserve o segundo dia para fazer um cruzeiro no rio. Desfrute da paz e da tranquilidade do Vale do Douro e descubra a beleza das vinhas históricas da região norte de Portugal.
Para descansar
Cruzeiro no Douro
Para não ter preocupações marque com antecedência um cruzeiro com saída da Régua que inclua almoço a bordo.
Apanhe o comboio para a Régua na Estação de São Bento, bem cedo pela manhã e não deixe de admirar os bonitos azulejos do interior da estação antes de partir.
Embarque no cais da Régua e deixe-se cativar pela beleza da paisagem. Admire as vinhas do Vale do Douro e a extraordinária natureza local.
Algumas excursões que fazem os cruzeiros no Douro incluem outras atrações como um transfer da Régua até Pinhão para um passeio de barco rabelo; Paragens em quintas para provas de vinho e visitas ao Museu do Pão e do Vinho, por isso antes de escolher, veja bem todas as opções disponíveis.
Dia 3
Passe a manhã do terceiro dia a conhecer a Casa da Música e a Fundação Serralves e depois passe a tarde a relaxar na praia.
Para descansar
Casa da Música
Se estiver hospedado no centro histórico, apanhe o metro e saia na estação "Casa da Música". Aprecie as linhas modernas do primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música e depois siga pela Avenida da Boavista, virando à esquerda na Avenida Marechal Gomes da Costa, até chegar à Fundação Serralves, um dos melhores museus de arte contemporânea da Europa.
Visite as exposições do Museu, o Parque de Serralves, a Casa de Serralves e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Para estar mais perto da natureza faça um treetop walk pelos passadiços de madeira. Vai poder andar bem próximo das copas das árvores!
Relaxe na praia
Se o tempo estiver bom, guarde a tarde para relaxar na praia. Escolha a praia de Matosinhos ou a praia do Molhe ou se preferir mais atividade, caminhe ao longo do paredão, de onde pode admirar as praias da cidade e o estuário do rio. Se quiser ir um pouco mais longe, apanhe o comboio até Miramar e visite a fantástica praia do Senhor da Pedra, eleita a 10ª praia mais bonita da Europa pela organização “European Best Destinations”.
Dia 4
Alugue um carro e dedique o quarto dia à exploração de duas bonitas cidades próximas do Porto: Amarante e Lamego.
Para descansar
Amarante
Amarante é uma vila sossegada rodeada de paisagens naturais espetaculares proporcionadas pela majestosa Serra do Marão e pelo rio Tâmega, um dos mais importantes afluentes do Douro.
O seu principal destaque é a ponte medieval, mas a cidade tem mais pontos de interesse, como a igreja de São Gonçalo e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso. É imprescindível também dar um passeio pela Serra do Marão para contemplar a maravilhosa paisagem.
Pode incluir no seu passeio uma visita à Aldeia de Travanca do Monte. Acessível pela estrada que conduz a Peso da Régua. É um local extremamente pitoresco e com uma vista magnífica. Em dias limpos, é possível ver daqui as serras do Marão, do Gerês e da Cabreira. Na aldeia destaca-se a Casa da Levada e os seus dois enormes espigueiros em granito, usados para secar o milho.
Almoce em Amarante antes de partir para Lamego e não deixe de provar os seus famosos doces como as Brisas do Tâmega ou os bolos de S. Gonçalo.
Lamego
Durante a tarde explore Lamego, uma cidade muito antiga que data já dos tempos romanos. Foi reconquistada aos Mouros em 1057 e foi neste local que, supostamente, decorreram as Cortes que aclamaram D. Afonso Henriques como Rei de Portugal.
A principal atração de Lamego é a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Para aceder à igreja é preciso subir uma escadaria barroca muito íngreme, mas o esforço compensa.
A cidade é também famosa por ser o berço do espumante, por isso não deixe de visitar as Caves da Murganheira.
Antes de voltar para o Porto, pare na Pastelaria da Sé para descansar e comer uma das melhores bôlas de Portugal. De massa fininha, as bôlas mais carismáticas são: as "da casa", com presunto e fiambre; as de sardinha, as de bacalhau e as de carne em vinha d´alhos. Depois há ainda a de presunto e salpicão, a de queijo e fiambre, a de frango e a vegetariana.
Notificações
Viaje sem sair do lugar. Ative as notificações do SAPO Viagens.