O dia 01 de janeiro de 2023 foi duplamente especial para os croatas: não só se despediram de 2022 como também da sua modea, a kuna.

Desde domingo, dia 01 de janeiro, que a Croácia se tornou no 20º país da zona do euro, dos 27 que formam a UE. Também passou a ser o 27º Estado a aderir ao espaço Schengen, uma ampla região com mais de 400 milhões de europeus que podem viajar livremente, sem controlos nas fronteiras domésticas.

Este espaço é integrado principalmente por países da UE, para além da Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

A Croácia tornou-se independente da Jugoslávia em 1991, após uma guerra em que morreram cerca de 20.000 pessoas e, desde julho de 2013, fazia parte da UE.

O que visitar na Croácia

Croácia tem a magia do Adriático e combina um litoral salpicado de ilhas e praias deslumbrantes com cidades históricas importantes.

As zonas montanhosas também não desiludem e as paisagens de calcário da Croácia são um paraíso de picos escarpados, cavernas, desfiladeiros de rios, quedas de água e lagos pitorescos.

Há muito para descobrir na Croácia como já tínhamos mostrado aqui.

Recordem os lugares que não podem perder na Croácia:

Sabiam que a Croácia tem mais de mil ilhas?

No total, a Croácia tem mais de 1000 ilhas, das quais só 48 são habitadas. A maioria tem um cenário luxuriante, águas cristalinas, natureza intocada e uma arquitetura que nos leva a sonhar com outros tempos.

Mas quais serão as mais bonitas? É o que procuramos desvendar neste artigo.

Dugi Otok
Dugi Otok Dugi Otok (que significa "ilha longa") é uma das ilhas menos conhecidas da Croácia. Fica localizada ao largo da costa de Zadar e é realmente longa e estreita. Quase nenhum turista vem aqui, por isso é perfeito para quem não gosta de multidões. A bonita vila de Sali é o principal local para ficar. O extremo oeste da ilha é remoto e vazio. E tem uma das melhores praias da Croácia em Sakarun.É também um ótimo ponto de partida para explorar o Parque Nacional do Arquipélago Kornati com suas centenas de ilhotas desabitadas. Foto: learn-croation.com

O "Olho da Terra" fica na Croácia

É daqueles lugares únicos no mundo que fascinam qualquer pessoa. O Olho da Terra, como é chamado, é uma piscina natural formada pelo rio Cetina e que guarda uma gruta de, pelos menos, 155 metros de profundidade.

Esta atração natural fica na aldeia de Cetina – condado de Šibenik-Knin, região da Dalmácia, sul do país. É também chamada de Izvor Cetine ou Olho do Cetina.

O Olho da Terra faz parte de um sistema montanhoso cársico que engloba a região. Este tipo de relevo geológico é propício ao aparecimento de grutas, canyons ou rios subterrâneos.

O incrível 'olho da Terra' na Croácia
O incrível 'olho da Terra' na Croácia Winky10 / CC BY-SA 4.0 créditos: Wikipedia

Fiquem a saber mais sobre o incrível Olho da Terra aqui.

Um dos locais mais extraordinários da Europa fica na Croácia

No interior da Croácia, a um passo da fronteira com a Bósnia-Herzegovina, esconde-se um dos locais mais bonitos e extraordinários da Europa: o Parque Nacional Lagos de Plitvice.

O parque é composto por 16 lagos naturais, classificados como património mundial pela UNESCO, por conta da sua fauna e extraordinária beleza.

As águas de cor azul-turquesa, as cascatas e os belos trilhos parecem ter saído da imaginação de um artista gráfico da Disney. É um lugar verdadeiramente maravilhoso que podem ficar a conhecer melhor aqui.

Lagos de Plitvice: viagem por um dos lugares mais belos da Europa
Lagos de Plitvice: viagem por um dos lugares mais belos da Europa créditos: Travellight

Opatija é a estância turística mais antiga da Croácia

Dubrovnik é hoje conhecida como a pérola do Adriático, mas em tempos o título foi de Opatija, a estância turística mais antiga da Croácia. Nunca ouviu falar? Há boas razões para conhecer a "velha dama" croata. Quando? Esse é um dos motivos. Vale a pena em qualquer altura do ano. Podem ficar a saber mais sobre  esta cidade com longa tradição turística que remonta a meados do século XIX aqui.

Opatija, a pérola esquecida do Adrático
Opatija, a pérola esquecida do Adrático Beira-mar. Foto: Ana Oliveira|SAPO Viagens

"Vamos sentir falta da nossa kuna"

O presidente do Banco Central da Croácia, Boris Vujcic, sacou euros num caixa eletrónico em Zagreb, num gesto simbólico de boas-vindas à nova moeda.

O euro "trará, certamente, maior estabilidade e segurança económica", disse Ana Sabic, uma diretora dessa instituição, à AFP.

A moeda única já está muito presente na Croácia, um país turístico, onde 80% dos depósitos bancários são nesta moeda, e a maioria dos clientes internacionais das suas empresas provém de países que usam a moeda única europeia.

A população em geral teme, no entanto, que a mudança da moeda aumente a inflação.

"Vamos sentir falta da nossa kuna, porque os preços vão subir disparar", lamentou o reformado Drazen Golemac, de 63 anos, que mora em Zagreb, alguns dias antes da mudança da moeda.

Muitos celebram, no entanto, o fim dos controlos fronteiriços com a entrada no espaço Schengen. Esta decisão também vai fortalecer o setor do turismo, num país que recebeu, no último ano, um número de visitantes quatro vezes superior à sua população de quase 4 milhões de habitantes.

Ao todo, 73 postos de fronteira pararam de fazer verificações a partir de domingo.

No caso dos aeroportos, o fim dos controlos será em 26 de março, por motivos técnicos

SAPO com AFP