No décimo episódio da sexta temporada, Daenerys despede-se de Meereen rumo a Westeros. E mais não vemos. Até abril de 2017 - data em que vai estrear a próxima temporada da série - fica uma viagem por contar, a tal até Westeros, mas também a curiosidade de como está a Baía dos Escravos, agora chamada de Baía dos Dragões.

É certo que não vai encontrar um lugar povoado por ex-escravos, nem ver dragões a sobrevoar o céu. A cor também não será exatamente a da cidade fantasiada por George R.R. Martin, mas se usar a imaginação poderá recriar as cenas que foram ali gravadas, ser a Mãe dos Dragões ou outro qualquer personagem.

A zona exterior de Meereen na vida real fica na Croácia, na Fortaleza de Klis, que fica a meia hora da cidade de Split, entre as montanhas de Mosor e Kozjak.

fortaleza klis

Esta fortaleza, que fica no topo de uma montanha, oferece vistas incríveis de Split e do mar Adriático, logo é um local a não perder. Se for até Split, já sabe o que não pode deixar de visitar nas redondezas.

E se Meereen representa um momento importante da vida de Daenerys, também a fortaleza teve um papel importante na história da Croácia e testemunhou uma verdadeira luta de tronos.

Fundada no século VII, foi conquistada várias vezes durante a sua história. Esteve, por exemplo, nas mãos dos otomanos, venezianos, Império Romano e dos austríacos.

Fortaleza de Klis
créditos: Ana Oliveira

Poderá descobrir todas essas conquistas da história croata no museu da fortaleza. Neste museu encontram-se armaduras, armas e vários uniformes militares tradicionais. Se tiver mesmo interesse na história, o melhor será fazer uma visita guiada: o guia vai ajudar a reunir todas as peças.

Existe ainda na fortaleza uma pequena exposição dedicada à série Guerra dos Tronos, onde se encontram algumas fotografias das cenas que foram ali gravadas.

No entanto, a melhor parte será mesmo explorar a fortaleza: passear pelas pequenas ruas, procurar canhões, apreciar a paisagem, tirar fotografias panorâmicas e selfies acompanhadas pela hashtag #GOT (Game of Thrones).

Fortaleza de Klis
créditos: Ana Oliveira

A Fortaleza de Klis está aberta todos os dias, exceto às segunda-feiras. É cobrada uma taxa de entrada: 10 kunas - moeda oficial da Croácia - (1,35 euros) para crianças e 20 kunas (2,65 euros) para adultos.

Para chegar à fortaleza pode apanhar um autocarro em Split ou, se estiver de carro, seguir para norte. A viagem demora mais ou menos meia hora.

Split na Guerra dos Tronos

Split é a segunda maior cidade da Croácia e a mais importante da região da Dalmácia. Aqui encontra-se o Palácio de Diocleciano, um dos maiores e mais bem preservados do mundo romano. Algumas das suas áreas também serviram para mostrar o interior da cidade de Meereen, por detrás das suas muralhas, como a sala do trono de Daenerys.

O SAPO Viagens viajou para a Croácia a convite da Croatia Airlines e do Turismo da Croácia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.