Elegância, beleza e história
Não há melhor forma para descrever Opatija. É uma cidade elegante, bonita e com história. Com uma longa tradição turística, que remonta a meados do século XIX, é a estância turística do Adriático por excelência. É em Opatija que se encontra o primeiro hotel da costa adriática: o então Hotel Quarnero e atual Hotel Kvarner, construído em 1884. Basta um passeio pela cidade para reconhecer o seu magnífico passado. Villa Angiolina, Igreja de São Jacob, o Open Air Summer Theater, a Foutain Helios and Selena e o Passeio de Fama são apenas algumas das atrações que deve visitar. E se quiser sentir um pouco da atmosfera da Belle Époque, considere um dos hotéis históricos.
Praia no verão ou romance no inverno
Existem razões para visitar Opatija durante todo o ano. Tudo depende do que procura e gosta de fazer. Se viaja à procura de sol e para fazer praia, o melhor será visitar Opatija entre junho e setembro. A época alta, entre maio e setembro, é também uma boa altura para quem gosta de festas, contudo, tenha em conta que este não é o destino mais "in" para vida noturna.
Embora situada na costa e conhecida como o “balnear croata”, Opatija tem mais para oferecer, o que faz com que seja apetecível fora da época alta. Há a gastronomia, os vinhos, os jardins, a arquitetura, os spas e os vários eventos que se realizam na cidade como o Festival de Chocolate, que acontece em dezembro. O inverno é a altura ideal para sentir a atmosfera romântica da cidade.
Porque deve cuidar de si
De um lado a montanha Ucka, do outro o mar. Tem paisagens de cortar a respiração, que também acalmam o espírito e um ar puro que dizem fazer bem à saúde e curar a melancolia. Opatija é também um retiro de spa ideal graças aos seus fatores naturais e à sua tradição centenária.
Para além de ter sido declarada estância balnear em 1889, também se tornou no primeiro resort de saúde do Adriático. Na altura, quem procurava relaxar e tranquilidade sabia onde refugiar-se: em Opatija. Apesar dos tempos terem mudado, os ideais mantiveram-se.
Faça um passeio pelo Park Angiolina, onde poderá apreciar várias espécies de plantas. Entre elas encontrará o louro, planta medicinal, que em conjunto com o ar impregnado de gás aerossol, contribui para o turismo de saúde da cidade.
Os eternos fins de tarde
Se gosta de “esplanadar” vai deliciar-se com Opatija. A cidade é também conhecida pelos seus cafés e esplanadas. Vai querer com certeza sentar-se numa destas esplanadas e apreciar o meio ambiente.
Ótima localização
Se visitar Opatija não lhe basta, tire proveito da sua localização geográfica. Opatija fica a cerca de 200 km de Zagreb, a capital da Croácia. Pode alugar um carro em Zagreb e partir à descoberta da costa croata passando por Opatija. É também possível chegar facilmente a Opatija a partir de outras cidades europeias. Trieste, cidade italiana, fica a 110 quilómetros, enquanto que Veneza, também italiana, a 250 quilómetros. Milão (Itália), Vienna (Áustria) e Munique (Alemanha) ficam a cerca de 500 quilómetros.
*O SAPO Viagens viajou a convite da Croatia Airlines e do Turismo da Croácia.
*Artigo publicado originalmente a 21 de outubro de 2016
Comentários