A beleza e a singularidade do Forte da Graça dão-lhe distinção a nível internacional: “somos classificados como o melhor e o mais bem preservado sistema de arte fortificado holandês em todo o mundo". Margarida Ribeiro, guia em Elvas e com profundo conhecimento do Forte da Graça, refere ainda que é uma das maiores fortalezas abaluartadas do mundo e a estrutura está bem preservada.
É perfeita a sua forma em estrela. Situa-se no alto de um monte com 404 metros de altura. Na altura da sua construção, no final do século XVIII, estaria pouco ocupado, “admite-se que existia uma capela e, eventualmente, vestígios de uma fortaleza romana. A construção anterior não seria grande e isso permitiu que uma grande simetria, uma estrela perfeita.”
Em cada ponta da estrela está um baluarte e depois um enorme fosso. No interior percorremos galerias enormes e podemos ver cisternas, paióis, um brasão real e outras pinturas murais que são mais recentes devido à utilização militar.
No centro da fortaleza, no topo da estrutura, surge a Casa do Governador. Uma total surpresa para quem visita um forte e que também se admira pela beleza do conjunto. “É uma fortaleza de estilo barroco.
É um aparato. Em primeiro lugar porque as portas são magníficas, tal como sucede em todas as fortalezas abaluartadas. O investimento decorativo está na porta. Depois o Forte da Graça está coroado com uma fabulosa Casa do Governador.
É uma excentricidade. Dizem que só existem três casas de governador. Duas estão em Elvas e a terceira foi o conde de Lippe que exportou para próximo de Hannover.”
Não admira, por isso, a reação de espanto de muitos visitantes e que Margarida Ribeiro testemunha.
Há uma grande diversidade de públicos e até quem venha ao engano. “Pensa que se trata de um castelo” e de uma pequena edificação.
“Na verdade, são muitos hectares. Depois também se espantam com o excelente nível de conservação e com a complexidade da estrutura, sobretudo quando fazem uma visita guiada.” Neste tipo de visita apercebe-nos melhor de toda a conceção e detalhe da estrutura e “que este local é ímpar em todo o mundo.”
Da Casa do Governador temos uma vista fabulosa. Uma panorâmica de 360 graus. Um horizonte amplo que abrange uma visão de conjunto de Elvas que se encontra num monte ao lado, não o suficientemente distante de um tiro de canhão no século XVIII.
Primeiro havia alguma confiança de que a distância era suficiente, “mas dois ataques espanhóis desmentiram essa confiança. O primeiro é a batalha das Linhas de Elvas e o segundo é em 1772. No ano seguinte começa o projeto de construção da fortaleza que se vai arrastar por 29 anos” e que atesta porque "Elvas é a chave do Reino".
Desde a sua origem, o Forte da Graça não sofreu grandes alterações, apesar de ter sido um presídio no tempo das guerras liberais. Só há três décadas a fortaleza passou para a gestão do Município e foi preparada para visitação.
O Forte faz parte do Sistema Fortificado de Elvas classificado pela Unesco como Património da Humanidade
Forte da Graça de Elvas faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários