Num país que tem um forte potencial turístico, há falta de mão-de-obra especializada na área e cerca de 20% dos jovens estão desempregados. Fomos até ao sul do Sri Lanka conhecer um projeto que visa dar formação vocacionada no setor do turismo a jovens de contextos sociais desfavorecidos. Pelo meio,
Há um conflito em curso no Sri Lanka. De um lado, elefantes, do outro, humanos. Num país insular mais pequeno do que Portugal, 22 milhões de pessoas procuram uma convivência pacífica com a vida selvagem abundante, em que os elefantes são o grande símbolo e chamariz turístico.
Gosto de escrever como quem viaja: a cada novo dia há mais coisas a encontrar. Num dos artigos anteriores fiz uma lista de dicas para conseguirem sorver o melhor do Sri Lanka. Vou agora colmatar com aspetos mais práticos.
Porque deve voltar a explorar países asiáticos em plena segurança? Porque de facto há países que merecem a aposta por serem extremamente seguros a dois níveis: segurança sanitária e segurança geral. Sri Lanka, de onde acabo de chegar, é um exemplo puro dessa segurança. E muito desenvolvido no acolhi
O Sri Lanka é a terra dos templos coloridos e das paisagens de tirar o fôlego. É um país cheio de cultura, espiritualidade e magníficas praias. O local ideal para as suas próximas férias.
Na terra do chá e das especiarias, encontrei paisagens cobertas de mantos verdes de perder de vista, praias dignas de postal, uma história milenar e um povo sempre de braços abertos para quem o visita. Não é de admirar que o seu nome em sânscrito signifique “ilha resplandescente”.
Hoje de manhã cheguei ao final desta viagem de três semanas pelo Sri Lanka. À 01h40, o avião da FlyDubai levantava voo no Aeroporto Internacional de Colombo rumo ao Dubai, onde ficarei ainda quatro dias antes do regresso a Lisboa.
Alugada uma mota, começámos a percorrer a costa. Com a prancha de surf encaixada de lado e a minha máquina fotográfica às costas, lá fomos nós: o André à procura do melhor spot de surf para se fazer às ondas e eu à procura das melhores paisagens e ângulos para eternizar estes últimos dias no paraíso
Elefantes, crocodilos, iguanas, chacais, veados, pavões, inúmeros tipos de aves, búfalos, mangustos… Dizem que o Parque Natural de Yala tem uma maior variedade de espécies animais, mas aqui no Udawalawe, tendo em conta que a área é mais pequena, existe uma maior probabilidade de os podermos avistar.
A viagem de comboio até Ella é apenas um 'teaser' do que nos espera quando lá chegamos. Ella é um paraíso para amantes de caminhadas e natureza. Lá encontrei paisagens de tirar o fôlego, colinas cobertas por plantações de chá e a natureza no seu estado mais puro.
No regresso a Dambulla consegui finalmente ver elefantes selvagens. O nosso condutor pára de repente na beira da estrada e aponta o dedo para uma zona ao longe onde se encontrava uma família de elefantes selvagens no meio de um campo.
Kandy é uma cidade mais movimentada do que eu esperava, mas não deixa de ser encantadora. O enorme lago ocupa uma posição central de destaque, e tudo se situa à sua volta.
Não é a primeira vez que cá venho. Na verdade é já a 3ª vez que venho ao Dubai. Mas confesso que não consigo de me deixar de sentir surpreendida, tal qual uma menina da província, quando estou “cara-a-cara” com esta opulência e ostentação de grandiosidade.