A larga abundância de parques naturais e variedade de vida animal que os habitam, fazem do Sri Lanka um dos melhores destinos do mundo para amantes da vida selvagem. Leopardos, elefantes, búfalos, ursos-preguiça, crocodilos, veados, grandes lagartos, mais de 400 espécies diferentes de aves, entre outros, habitam os 26 parques nacionais, espalhados por todo o país, que ocupam um total de 5.734 km2.

E sendo este um país caracterizado por 2 épocas alternadas de monções, é possível visitar os parques em qualquer altura do ano: de maio a setembro ocorre a época das monções no Sul do país e de outubro a abril no Norte.

Os safaris são normalmente realizados de jipe, sendo, no entanto, possível fazê-los a pé, acompanhado por um guarda e um guia, ou num balão de ar quente de dezembro a março.

Dos 26 parques nacionais, destacam-se 3, ideais para quem procure aventurar-se num safari e partilhar o habitat natural com alguns dos mais majestosos animais selvagens do mundo. Estes parques são o Yala, o Minneriya e o Udawalawe.


Parque Nacional Yala

Safari Sri Lanka - Yala

O Parque Nacional Yala está localizado no sul do país, a cerca de 6 horas de distância de carro de Colombo, a capital do Sri Lanka. A melhor altura para visitar este parque é entre março e outubro, quando os níveis de água estão baixos e os animais se aproximam dos lagos para beberem. Com 130.000 hectares, o Yala está dividido em 5 zonas, sendo que apenas as zonas 1 e 5 estão abertas a turistas, as restantes destinam-se a pesquisas profissionais e realização de documentários. Este é o parque com maior concentração de leopardos e o mais popular no Sri Lanka.

Parque Nacional Udawalawe

Parque Natural de Udawalawe
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Com uma menor afluência turística, o Udawalawe é conhecido como o melhor parque natural da Ásia para avistar elefantes selvagens, sendo habitado por 400 exemplares. Está localizado a 200kms a sudeste de Colombo e estende-se por uma área de cerca de 30.000 hectares. O Parque é ainda lar de vários búfalos de água, macacos, leopardos, crocodilos, o lagarto conhecido como Varano-malaio que chega a atingir os 7mt de comprimento, entre muitos outros. A melhor altura para visitar é de maio a setembro, quando atravessa a época seca.

Parque Nacional Minneriya

Safari Sri Lanka - Minneriya

Espalhado por uma área de cerca de 8.800 hectares, o Parque Nacional Minneriya está localizado a uma curta distância do rochedo de Sigiriya, uma das mais populares atrações no Sri Lanka, nas planícies centrais do Norte do país. É conhecido por ser o local onde se regista o maior ajuntamento de elefantes selvagens no período de maio a outubro. Durante este período, em particular durante os meses de agosto e setembro, é possível avistar manadas de cerca de 300 elefantes junto ao reservatório de água do parque.


Links Úteis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.