Voei através do Dubai, fiz um stopover nas Maldivas e segui para onde o exotismo preparou a melhor passagem de ano que poderia ter. Sri Lanka. O nome antigo, Ceilão, foi dado pelos portugueses que colonizaram partes deste país. Sabia disso? Bem, mas quero que saibam que escolhi o Sri Lanka para a entrada em 2022. E juntei o útil ao agradável: tinha um congresso científico e permaneci mais uns dias para explorar mistérios do Sri Lanka. Aprovo esta rota para 2022!

Primeiro, saber que os cingaleses não celebram o seu ano novo na nossa data, mas sim em abril. Com a chegada intensa da Primavera. Todavia, foram imensos os foguetes que vimos numa praia repleta de turistas e de nativos a festejar 2022. Perguntei porque festejavam. Disseram-me que são tolerantes com todas as religiões e que gostam da data cristã. Foi assim mesmo dito.

Já em 2022 porque deve fazer o seu booking para o Sri Lanka?

Tem praias que estão ao nível das praias tailandesas e filipinas (constato por experiência própria). E nem Caribe se compara.

Tem várias zonas selvagens onde pode fazer safaris de verdade e não simulações num jeep como muitas agências vendem noutros países. Eu experimentei o Yala National Park e passei uma tarde num safari que me encheu o coração. Entra na densa selva de elefantes e ursos e vai ter a uma praia onde também os elefantes passam discretamente. E onde pescadores se unem ao mar durante horas.

Aconselho vivamente o sul (sudoeste) do país para as praias e o interior (mais a norte) para escolher safaris.

Indico que vá até março para evitar chuvas, mas é sempre muito quente e húmido o ano todo.

E quem sonha com a experiência de dar banho a um elefante gigante e simpático? Ora há vários lugares e que ficam a 2/3h (de carro) de Galle (onde fiquei alojada e recomendo se quiser festejar ou ter uma praia-paraíso) para os banhos com elefantes.

créditos: Sandra Figueiredo

Deixo um forte conselho: escolham o private bathing pois este tipo de espaços cuida bem dos elefantes e permite alimentar e dar, de facto, banho ao elefante. O orfanato de Pinnawala é normalmente o mais procurado, mas desde inícios de 2020 interditou banhos e outras experiências. Além disso, é o dobro do valor. Eu fui na mesma para deixar os valores como donativos aos elefantes órfãos, mas sabendo que só podia avistar de longe os animais. Mesmo ao lado, a uma distância curta a pé, encontra uma zona de passeio e de banho de elefantes. Com museu e outras experiências agradáveis.

Não agradável, na minha opinião, é desfilar em cima do elefante. Os animais são gentis e fortes, mas sofrem com o peso diário dos turistas. Gostamos de ver, de baixo, os olhos felizes dos elefantes, não os queremos perder de vista por estarmos "em cima", certo? Quero dizer que repense quando tiver de fazer opção de caminhar ao lado de um elefante ou em cima do animal.

Outro conselho adicional: se tiver pouco tempo, deixe para trás Sigiriya Fortress e envolva-se na meditação mística de Dambulla Cave Temple. Perto de Sigiriya também (antiga capital do Sri Lanka).

Porque estamos, de novo, com restrições mais estreitas nas viagens e em todo o nosso movimento devido à pandemia e mutações: aqui no Sri Lanka é impressionante como mais de 90% da enorme população está vacinada, já além da terceira dose e sempre utilizando máscaras em todos os espaços fechados e ao ar livre. São muito responsáveis e pedem o mesmo ao turista. É bom viajar para o paraíso assim!

PCR é obrigatório atualmente para entrar e sair do país. Não esqueça o visto ETA, mas sobretudo leve o coração preparado para se apaixonar pelo país do mundo em forma de lágrima.

Chore de felicidade neste paraíso mesmo abaixo do subcontinente indiano.

Viva 2022 nos melhores sítios do mundo.

Podem ir seguindo a viagem através do meu Instagram