Serras selvagens, vales recônditos, aldeias silenciosas, ilhas quase desertas, praias escondidas. Faça o teste para saber qual é o seu recanto secreto de Portugal.
O Obelix que esculpiu estes menires teve muito trabalho. Atualmente, são cerca de uma centena e já foram muitos mais. É o maior monumento megalítico da Península Ibérica e um dos maiores em todo o mundo. Fica no concelho de Évora.
Um antigo serralheiro de Pedrógão Grande deixou a construção civil para ser escultor e conceber peças únicas com sucata, mas ainda gosta de mostrar portões de ferro que aplicou nas aldeias durante décadas.
O rio Bestança é um curso de água do concelho de Cinfães que nasce a 1229 metros de altitude em plena serra de Montemuro. Tem uma extensão de cerca de 13,5 quilómetros e deságua em Porto Antigo, no Douro, entre as freguesias de Oliveira do Douro e Cinfães. O fotógrafo Pedro Sá, natural de Pias, part
Se de Nelas pensávamos que iam rumar ainda mais para cima, o Ricardo e a Marta trocaram-nos as voltas e deram um pulinho à capital para abraçar a vida real por dois dias.
As Brincas carnavalescas de Évora são um exclusivo do concelho. É uma tradição popular, dos bairros periféricos da cidade, e uma forma de assinalar o carnaval com teatro popular que vai para a rua contar uma história, o fundamento.
Se tem em casa um pedaço velho de renda deve seguir a nossa sugestão. Faça uma máscara vá até Vilar de Amargo queimar o entrudo e saborear o caldo das viúvas. É no Sábado de carnaval e é a terceira edição do retomar de uma tradição muito antiga e que tinha praticamente desaparecido.
A Bica são pouco mais de 200m que se expandem por 500 anos de história. Cinco minutos para quem sobe no elevador, 10 para quem vai a pé. A cada ombreira ou varandim sente-se orgulho e perseverança. Se os outros bairros lisboetas são alimentados por histórias de heróis e lendas locais, a Bica é feita
Este domingo, a partir das 8h, começa a Corrida do Entrudo em quatro aldeias de xisto do concelho de Góis. O ponto de encontro é na Aigra Nova, onde a Lousitânea tem a sede e um ecomuseu.
No próximo dia 22 de fevereiro, os Farrangalheiros vão queimar o Entrudo em Melgaço. O momento pretende recordar as tradições e costumes que em tempos animavam Castro Laboreiro. As ruas vão encher-se de tradição, cor e muita folia.
Os encontros amorosos entre Pedro e Inês eram em Moledo. D. Pedro viajava às escondidas do pai a partir do paço que tinha em Serra D'El-Rei, em Peniche. O amor lendário é evocado no Museu Serra D'El-Rei D. Pedro I.
É oficial: a moda dos baloiços veio para ficar. E nós adoramos! Coimbra também tem um, perfeito para relaxar enquanto desfrutamos da vista privilegiada para o rio Mondego.
No alto de Jarmelo, nas traseiras do edifício da antiga Câmara Municipal, D. Inês de Castro está ladeada de duas crianças, ajoelhada e olha para três homens que revelam insensibilidade à sua dor. Um dos homens era de Jarmelo e quando foi preso e entregue a D. Pedro I o rei mandou arrancar-lhe o cora
O bairro da Quinta do Mocho, em Loures, passou de “zona proibida” a galeria de arte urbana. Atualmente, a Quinta do Mocho conta com 76 obras de artistas de diferentes partes do mundo.
O Paço de Moledo, no concelho de Lourinhã, foi residência de Dona Inês durante sete anos. Após o exilio em Castela em 1345. D. Pedro costumava ir ao Paço de Serra De El-Rei e escapava-se às escondidas do pai para Moledo, ao encontro da sua apaixonada.
Quem diria que as pistas da Serra da Estrela poderiam ser descidas com uma tábua do forno? Ou que a nascente do Rio Zêzere em pleno inverno poderia dar um belo banho? Ninguém, senão a nossa Marta e o nosso Ricardo, se lembraria de tal coisa. E foi assim mesmo que a sexta semana da Road Trip Gap Year
O 11º e último Conde de Atouguia foi supliciado em Lisboa em 13 de Janeiro de 1759. Foi acusado de cumplicidade na tentativa de homicídio do rei D. José.
Carlos Marques é um dos vários andarilhos que anda pelo país a contar histórias. Sempre acompanhado de uma viola e do gosto por despertar pessoas para o prazer da narração oral que está a ser esquecida.
Fevereiro é um bom mês para descobrir Marvão e os seus sabores. De 09 a 23 de fevereiro, o município realiza a quinzena gastronómica de Comidas d’Azeite.
Mosteiro fica escondida num vale junto à Ribeira de Pêra que lhe dá maior encanto. No Verão é também um lugar privilegiado devido à bonita e cuidada praia fluvial.