O vale do Bestança é, sem dúvida, inesquecível para quem o visita, mas incomparável para quem nele mora. Há algo de especial que o torna único, com muito para descobrir. Por muitos locais que visite, não consigo perder o encanto que sinto ao contemplar este vale deslumbrante, desde a Serra do Montemuro até ao rio Douro.

Tudo neste “vale encantado” tem um significado especial para ser fotografado ao longo dos vários percursos pedestres existentes. Percorra a galeria de fotos e conheça este reduto de natureza.

É cada vez mais urgente sensibilizar as pessoas para a sua preservação e esse é, também, um dos meus objetivos em cada clique que faço.

O rio Bestança é um curso de água do concelho de Cinfães, que nasce a 1229 metros de altitude em plena serra de Montemuro. Tem uma extensão de cerca de 13,5 quilómetros e deságua em Porto Antigo, na margem esquerda de uma das melhores albufeiras do Douro, entre as freguesias de Oliveira do Douro e Cinfães.

O seu nome advém de "Bestias" que significa que corre naturalmente em zona de fauna e flora selvagem. Tem uma vegetação ribeirinha bem estruturada e águas límpidas que o tornam um dos rios com melhor qualidade ambiental.

Veja aqui um vídeo em time-lapse do Vale do Bestança.

Por Pedro Sá - www.pedrosafotografia.blogspot.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.