António Colaço apaixona-se por tudo o que faz. Realizou uma exposição sobre os 50 anos como artista plástico, mas é de forma aberta que se quer relacionar com quem pretende descobrir os seus trabalhos. Um deles, uma chaimite caligrafada, está numa rua de Mação. Fica a caminho do atelier que está de
O adufe é o ícone do concelho de Idanha-a-Nova, mas escasseiam os artesão que produzem o instrumento musical cuja história se perde no tempo. José Relvas é o único artesão que produz o adufe de forma genuína e a qualidade é reconhecida a nível internacional.
A viola Beiroa é, em primeiro lugar, um instrumento muito bonito. Por outro lado, fez parte dos momentos de lazer, com a dança na roda, e teve forte influência na cultura musical de alguns concelhos da Beira. No entanto, esteve quase totalmente desaparecida.
O presépio é uma das imagens mais associadas ao Natal. Não apenas em Portugal ou no resto da Europa. A iconografia do nascimento de Jesus Cristo encontra-se em todos os continentes. Em Évora há uma coleção que ilustra esta diversidade.
Este Natal tudo está diferente devido à prevenção do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que origina a doença designada COVID-19. Porém, em Portugal, há cidades que quiseram continuar a oferecer a magia deste período festivo.
O Natal está a chegar e a Small Portuguese Hotels sugere uma variedade de eventos e destaca algumas curiosidades para que possa conhecer melhor o que cada região tem para oferecer.
Atouguia da Baleia oferece-nos um importante património religioso que, ao mesmo tempo, espelha as estruturas sociais dominantes e os movimentos culturais desde a formação da nossa nacionalidade.
Uma das igrejas é Monumento Nacional.
Elvas é uma cidade fortaleza, classificada como Património da Humanidade e, como durante alguns séculos a espada foi parceira da fé, encontramos igualmente um fabuloso património religioso.
Catorze figuras compõem o Presépio Etnográfico de Palmela que poderá ser visitado, de forma itinerante e ao ar livre, pelo Centro Histórico de Palmela. Não sabe quem foi a Maria Galega, o “Caga-Lume” ou o “Pouca Roupa”?
Sintra, onde o mar toca a serra, o sol toca a frieza do nevoeiro e o passado toca o presente. Uma terra mística e cheia de história, que te vai fazer sentir exatamente como se estivesses dentro de um conto de fadas.
Lisboa é a capital da moda no mundo das viagens. Em conversa com viajantes de várias nacionalidades, a opinião é unânime: Lisboa é uma das suas cidades preferidas. Aqueles que ainda não a conhecem têm-na na lista de prioridades a visitar.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM BB) lançou um vídeo para a quadra natalícia onde se assinala o que não podemos esquecer: a esperança num futuro melhor.
Acabámos esta experiência de Nomadismo Digital em Portugal na mística zona de Sintra, onde passámos uma semana com um grupo de trabalhadores remotos numa mansão de sonho. E que bela maneira de terminar uma experiência que tanto trabalho e gozo nos deu a organizar.