Acabámos esta experiência de Nomadismo Digital em Portugal na mística zona de Sintra, onde passámos uma semana com um grupo de trabalhadores remotos numa mansão de sonho. E que bela maneira de terminar uma experiência que tanto trabalho e gozo nos deu a organizar.
A Estação do Rossio em Lisboa é uma das mais bonitas em todo o mundo. Não passa despercebida a muitas publicações internacionais que por várias vezes lhe atribuíram esse estatuto.
Na sua viagem literária pelas Estações da Vida, Agustina Bessa-Luís descreve os azulejos em algumas paragens de comboio que funcionam como postais ilustrados dessa região. Na estação de Santarém encontram-se "dos melhores azulejos (...) muito vivo, muito honrados de realismo, com as feiras de gado e
Agustina Bessa-Luís, parca em elogios, não teve qualquer dúvida em qualificar a estação de S. Bento no Porto como “a mais bela” em Portugal. A beleza da arquitetura e dos magníficos painéis de azulejos impressionam qualquer visitante.
"As Estações da Vida" são pequenos apeadeiros na nossa memória e no caso de Agustina Bessa-Luís constituem um roteiro "baseado em memórias de viagens de pequeno curso que, desde a infância, me transportam de um lugar ao outro”. Pinhão e Caminha são dois desses lugares.
Faz 500 anos este sábado, 28 de Novembro, que as naus da primeira viagem de circum-navegação concluíram a travessia do oceano Atlântico para o Pacífico, revelando a comunicação marítima entre os dois continentes.
No âmbito de uma visita à cidade de Faro, visitámos a ilha da Barreta, mais conhecida por ilha Deserta, é uma ilha-barreira situada na Ria Formosa, e é o território mais a sul de Portugal Continental (o ponto mais meridional de Portugal fica nas Ilhas Selvagens, na Região Autónoma da Madeira).
Estás a ponderar viajar cá dentro e não sabes quais são as paragens “obrigatórias”? Deixamos-te uma que, certamente, não te vais arrepender. O Porto é a cidade das pessoas, dos amores e da história, dos monumentos e da glória. O Porto é casa para todos aqueles que lá passam e recebe como mais ningué
Há pouco mais de um século, o comboio parava em Barca d'Alva numa "estação muito socegada, muito varrida, com rosinhas trepando pelas paredes". É assim que Eça de Queiroz descreve, pelos olhos de Jacinto de "A Cidade e as Serras", a entrada em Portugal de comboio na Linha do Douro.
Planeie bem o horário para manter-se respeitoso face à circulação e ao recolhimento obrigatório. Depois, saia de bicicleta ou de carro e aproveite para revisitar ou levar os seus filhos ou amigos a um monumento ou a uma novidade no seu concelho.
A linha da Beira Baixa namora o Tejo. Correm em paralelo dezenas de quilómetros e algumas estações ferroviárias têm em frente, na outra margem, um cais com o barqueiro a aguardar a chegada do comboio.
Visitar a nossa bela costa alentejana não tem de ser apenas no verão, no auge do calor e com todas as multidões, no inverno Vila Nova de Milfontes oferece um tempo ameno, praias desertas, desportos náuticos e uma paz fora do normal.
Um dos lugares favoritos da serra da Gardunha é Castelo Velho. Estamos a mais de mil metros de altitude e a natureza diverte-se a dar as mais variadas formas a rochas de granito que seduzem a nossa imaginação como a Crista do Galo ou a Cabeça do Soldado.
Santa Maria é um caso especial nos Açores. Já foi ilha duas vezes e apresenta, por isso, particularidades únicas na história natural. Mas isso não explica tudo. É preciso muita vocação e prazer de descobrir para o fascínio que a ilha despertou em Dalberto Pombo.
O fotógrafo e designer Filipe Sá faz-nos viajar por montanhas, vales e outras belas paisagens naturais no seu feed de Instagram. Uma das séries mais recentes mostra o esplendor do outono no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Que o nosso país é lindo já todos sabemos! Desde cidades recheadas de história como Évora ou Braga, a praias maravilhosas ao longo da Costa Vicentina. De lugares como Mirandela que, com a sua gastronomia e vinhos, nos fazem viajar através de sensações, a paraísos de natureza como o Parque Nacional d
A aldeia de Castanheira, no concelho de Arouca, é muito pequena, os poucos habitantes vivem da agricultura, mas tem particularidades únicas. Está isolada no alto de uma encosta da serra da Freita, é vizinha da maior cascata em Portugal Continental, a Frecha da Mizarela e foi dona de um segredo difíc
Um anfiteatro natural, formado por um declive de 250 metros, tem no centro uma cascata imprevisível. É de aproveitar a época das chuvas, se não, tem ir à Gruta da Velha ver a nascente de água.
A Remote Tour Portugal já acabou, mas nós ainda temos muito para partilhar. Outubro foi um mês longo, mas continuámos a terceira semana com a mesma força e a mesma alegria que tivemos em Águeda e no Gerês. Demos as boas-vindas aos novos participantes e estávamos prontos para novas aventuras e muito