Além do Gerês, também a Serra do Marão - entre o Douro e Trás-os-Montes - ficou coberta de neve nos primeiros dias do mês de dezembro. E tal como o parque nacional minhoto, a sétima maior elevação de Portugal continental ficou deslumbrante com esta 'invasão invernal'.

Diogo Gonçalves, de 27 anos, é um fotógrafo amador e surpreendeu-nos ao publicar nas redes sociais várias fotografias de animais na Serra do Marão, em pleno nevão.

“Andava ansioso há mais de uma semana porque sabia que havia a possibilidade de um forte nevão. E assim foi. Combinei com dois amigos e com o meu irmão, que me têm acompanhado em algumas caminhadas, e deparamo-nos com um cenário incrível. A serra estava linda, vestida de branco e ainda tivemos o privilégio de observar alguns garranos no meio da neve. Nesse dia fizemos 18 quilómetros e subimos até ao ponto mais alto da serra, a Capela da Senhora da Serra. Simplesmente inesquecível”, conta-nos Diogo, natural de Amarante, ao SAPO Viagens.

À primeira vista, as imagens pareciam não ser verdadeiras, ou pelos menos corresponderem ao destino indicado. Mas eram reais e fabulosas.

Como “amante de fotografia de paisagem”, e tudo o que “envolva a natureza”, Diogo Gonçalves quer continuar a fotografar, algo que funciona “como uma libertação do mundo exterior”, ele que é formado em Educação Social.

“Tenho um projeto chamado nortelovers, que pretende promover o norte de Portugal através de publicações de outros fotógrafos. Já fizemos algumas parcerias com algumas empresas de turismo de natureza e o objetivo é mesmo dar a conhecer aos seguidores experiências únicas e locais não tão conhecidas da região norte”.

Pode continuar a acompanhar Diogo Gonçalves nas redes sociais e quiçá viajar à sua boleia.

“O local que mais gostei de conhecer até agora foram os Açores. Lá fora quero muito conhecer a Islândia, é a minha viagem de sonho. Quero muito visitar também as ilhas Faroé. Aliás, os países nórdicos fascinam-me muito. Talvez pela neve, pelas paisagens repletas de cascatas e com locais completamente inóspitos.  Gostava de explorar também a América do Sul.”