Que a Ilha da Madeira é um dos destinos mais pitorescos de Portugal já não existiam dúvidas: a sua vista quase constante sobre o azul profundo do Oceano Atlântico, gastronomia de sabores inesquecíveis e vegetação luxuriante não passam despercebidos a ninguém. Os roteiros de viagem de quem a visita e
O traje de campino e o universo da Festa Brava continuam muito arraigados à região do Ribatejo. São poucas as peças de vestuário que ganharam novos consumidores. A jaqueta é uma das raras exceções.
O uso do capote está de novo na moda. Ultrapassou identidades regionais, ganhou urbanidade e passagem por ruas de capitais europeias. Até o Papa já tem um. É todo branco e foi-lhe oferecido pelo presidente da Câmara de Monforte.
A musica clássica não tem fronteiras e a Orquestra Sem Fronteiras (OSF) desenvolve um projeto que pretende tornar universal e inclusivo o diálogo entre jovens músicos e o mais diversos públicos. Mesmo em aldeias, até porque o epicentro da OSF é a raia.
António Colaço apaixona-se por tudo o que faz. Realizou uma exposição sobre os 50 anos como artista plástico, mas é de forma aberta que se quer relacionar com quem pretende descobrir os seus trabalhos. Um deles, uma chaimite caligrafada, está numa rua de Mação. Fica a caminho do atelier que está de
O adufe é o ícone do concelho de Idanha-a-Nova, mas escasseiam os artesão que produzem o instrumento musical cuja história se perde no tempo. José Relvas é o único artesão que produz o adufe de forma genuína e a qualidade é reconhecida a nível internacional.
A viola Beiroa é, em primeiro lugar, um instrumento muito bonito. Por outro lado, fez parte dos momentos de lazer, com a dança na roda, e teve forte influência na cultura musical de alguns concelhos da Beira. No entanto, esteve quase totalmente desaparecida.
O presépio é uma das imagens mais associadas ao Natal. Não apenas em Portugal ou no resto da Europa. A iconografia do nascimento de Jesus Cristo encontra-se em todos os continentes. Em Évora há uma coleção que ilustra esta diversidade.
Este Natal tudo está diferente devido à prevenção do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que origina a doença designada COVID-19. Porém, em Portugal, há cidades que quiseram continuar a oferecer a magia deste período festivo.
O Natal está a chegar e a Small Portuguese Hotels sugere uma variedade de eventos e destaca algumas curiosidades para que possa conhecer melhor o que cada região tem para oferecer.
Atouguia da Baleia oferece-nos um importante património religioso que, ao mesmo tempo, espelha as estruturas sociais dominantes e os movimentos culturais desde a formação da nossa nacionalidade.
Uma das igrejas é Monumento Nacional.
Elvas é uma cidade fortaleza, classificada como Património da Humanidade e, como durante alguns séculos a espada foi parceira da fé, encontramos igualmente um fabuloso património religioso.
Catorze figuras compõem o Presépio Etnográfico de Palmela que poderá ser visitado, de forma itinerante e ao ar livre, pelo Centro Histórico de Palmela. Não sabe quem foi a Maria Galega, o “Caga-Lume” ou o “Pouca Roupa”?
Sintra, onde o mar toca a serra, o sol toca a frieza do nevoeiro e o passado toca o presente. Uma terra mística e cheia de história, que te vai fazer sentir exatamente como se estivesses dentro de um conto de fadas.
Lisboa é a capital da moda no mundo das viagens. Em conversa com viajantes de várias nacionalidades, a opinião é unânime: Lisboa é uma das suas cidades preferidas. Aqueles que ainda não a conhecem têm-na na lista de prioridades a visitar.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM BB) lançou um vídeo para a quadra natalícia onde se assinala o que não podemos esquecer: a esperança num futuro melhor.