O Gonçalo idealizou fazer um gap year, o Tiago juntou-se à aventura e o Carlos da Fundação Lapa do Lobo (FLL) financiou o projeto. A FLL faz um trabalho exemplar na preservação do património. É uma entidade muito querida para nós e que nos tem apoiado incondicionalmente.

Os três arregaçaram as mangas. Durante a mediática jornada, o Gonçalo teve um momento de epifania na Índia e apercebeu-se de que tudo o que estava a experienciar não podia ficar só para si, muito menos ser vivido só por si. E assim nasceu a Associação Gap Year Portugal. Para tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal!

Vista aérea da vila
Vista aérea da vila. créditos: João Pedro Carvalho

Quanto mais nos aproximamos desta quadra natalícia, mais relembramos a nossa origem. Porque nada somos sem abraçar de onde viemos.

Carregal vem de “Cárrega”, planta ciperácea abundante na zona. O acrescento “do Sal” é justificado pela grande quantidade de cloreto de sódio armazenado em tulhas de madeira, agora salinas. Este era o negócio que abastecia toda a região de sal, entre o Dão e o Mondego.

A vila tem uma comunidade unida, dinâmica e comprometida em perpetuar as tradições. Durante a fase crítica de início da pandemia, a Câmara organizou um evento online com os talentos locais, num apelo a que os habitantes interagissem a partir do conforto de casa.

A gente é afável e conseguimos respirar genuinidade ao dobrar cada esquina. Em passeio vale a pena visitar o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, que expõe a história da localidade. Outro clássico é rendermo-nos à magia do Dolmen da Orca, um monumento megalítico pré-histórico, com 5500 anos.

A nossa equipa, em Carregal do Sal. Jornadas de Natal 2019

Entre os diversos alojamentos rurais destacam-se as Casas da Fraga e as Casas do Zagão, ambas transbordam charme. Na pausa de almoço sugerimos, consoante gostos e possibilidades, um prato do dia na Cozinha da Lurdes ou uma opção aprimorada na Quinta do Cabriz. Para os enamorados da 1ª arte, aconselhamos vivamente qualquer espetáculo da Contracanto. Criam musicais com muita qualidade, acessíveis a qualquer idade e para todos os imaginários.

Artes e Ofícios da área de intervenção de Carregal do Sal é um projeto interessante, que agrega todos os artesãos locais provenientes de todas as áreas de especialidade. Caso ponderes passar por aqui no teu gap year, conhecer a arte de cada uma destas pessoas é como que viajar nas raízes profundas deste sítio.

Não podemos deixar de mencionar a incrível Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Alguns dos nossos membros eram igualmente voluntários lá, daí esta boa sinergia entre nós. Foram incansáveis em ajudar no evento anual da nossa equipa — as jornadas de Natal. Num dos programas organizados em conjunto, falámos sobre a importância de combater medos e enfrentar o desconhecido. Porque o gap year também é isto: um constante superar de obstáculos.

A incrível equipa dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. Jornadas de Natal, 2019
A incrível equipa dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. Jornadas de Natal, 2019 créditos: Gap Year Portugal

Lá traçámos o caminho para um futuro inspirado na natureza daquelas paisagens de tirar o fôlego. Lá reunimos a família e recarregámos baterias. Memórias jamais esquecidas e que nos aquecem a alma.

Mais do que tudo, Carregal do Sal é a casa do nosso diretor financeiro Diogo e já foi a nossa casa em inúmeros encontros inspiradores. Sim, em casa. É assim que nos sentimos em Carregal do Sal. E a casa regressamos sempre.

Texto: Andreia Prino Pires

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.