A pretexto da comemoração dos 10 anos do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, partimos numa viagem memorável pelo Baixo Alentejo, percorrendo ruínas romanas, vinhas e adegas. Redescobrindo, a cada passo, a sua alma, raízes e tradições.
Algures em Marco de Canaveses, mais concretamente na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, fica localizada a "Casa inacabada de Vila Boa de Quires", vulgarmente conhecida como "Obras do Fidalgo".
O presépio, o bacalhau e o bolo-rei não são as únicas tradições de Natal. De norte a sul do país são vários os costumes que ainda fazem parte da agenda natalícia dos portugueses. Conhece algum?
O Museu da ilha das Flores guarda memórias do ponto mais ocidental da Europa. De quem viveu na ilha ou por lá passou nas inúmeras viagens entre os dois continentes. Alguns não chegaram a completar a viagem, ficaram pelas Flores.
A árvore de Natal, com seis metros de altura e decorada com quadrados de croché, continua a surpreender e a encantar muitas pessoas que passam por Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova. As "Boas Festas" são dadas numa rotunda com a árvore de Natal acompanhada do Pai Natal, uma rena, um trenó e três
Acompanhando o percurso ribeirinho da Linha da Beira Baixa, entre a estação de Santa Apolónia e Castelo Branco, o comboio Vintage do Tejo, com as suas coloridas carruagens Schindler e grandes janelas panorâmicas, convida o passageiro a embarcar numa viagem nostálgica, recheada de paisagens magnífica
Uma das mais típicas manifestações da arquitetura popular nos Açores são os Impérios. Existem centenas e cada um corresponde a uma irmandade do Espírito Santo.
"É brutal". Este é o comentário mais frequente sobre a Poça de Simão Dias na Fajã do Ouvidor, na ilha açoriana de São Jorge. É uma piscina natural e o comentário é certeiro porque a sensação é mesmo essa.
É uma das paisagens mais belas dos Açores e indiscutivelmente da ilha Terceira. A vista do alto da Serra do Cume é uma surpresa para muitos visitantes devido ao horizonte todo verde e recortado por muros negros de pedra vulcânica ou de hortênsias.
Camilo Castelo Branco raptou Ana Plácido, foram julgados por adultério e, anos depois, o casal foi morar para a casa mandada construir pelo antigo marido da segunda mulher de Camilo. Foi também aqui que o escritor morreu, junto do seu “amor de perdição”. O enredo é camiliano e ainda hoje desperta a
Estas localidades portuguesas possuem tradições que enriquecem o inverno, oferecendo experiências singulares para quem deseja descobrir o país de norte a sul nesta temporada.