De lagos e quedas de água a montanhas e aldeias pintadas de verde, em Portugal há imensos locais onde pode aproveitar o ar livre e desfrutar da natureza no seu estado mais puro.
Oito filmes promocionais portugueses foram distinguidos na 21.ª edição do The Golden City Gate, importante festival de cinema de turismo inserido na feira ITB Berlim, na Alemanha.
Um passeio por um jardim pode ser uma excelente opção para o fim-de-semana, para um dia de folga e para um passeio higiénico. Aqui ficam os mais bonitos do país.
A judiaria e a sinagoga são marcos do centro histórico de Castelo de Vide e ao percorrermos as ruas da encosta do castelo descobrimos, recanto após recanto, sinais da herança judaica.
Lisboa é uma cidade que não parece uma cidade. Guarda em si uma vida de bairro em bairro, que é única, que é imediata, que estende a passagem dos dias à janela, na corda do estendal e nos vasos com flores que vão do verde-vivo ao castanho-seco, conforme o trato.
São João da Pesqueira teve uma comunidade judaica, há documentação que prova a sua existência desde o início do século XV mas, na verdade, não se sabe exatamente onde era a judiaria. A dedução é que seria no interior das muralhas fernandinas, na área que hoje corresponde à rua Nova e à rua dos Gatos
Portugal está repleto de locais turísticos que figuram em roteiros internacionais, mas para quem quer visitar o país ainda desconhecido, estes são os locais para onde deve fugir.
Do Bom Jesus do Monte, em Braga, até à Ponta da Piedade, no Algarve, passando pelas caves de vinho do Porto e pelo Palácio da Pena, estes são os locais imperdíveis para visitar de norte a sul do país.
A comunidade judaica foi uma lufada de ar fresco na cidade e ainda hoje se registam as marcas que deixaram em particular nos lanifícios. Nos Descobrimentos tiveram igualmente um papel relevante.
É o ponto mais a sul de Portugal. O Cabo de São Vicente atrai muitos turistas, mas existem outras atrações para conhecer nesta região onde o vento sopra mais forte. Falésias majestosas, belas praias e o poder do oceano Atlântico fazem dela um paraíso não só para surfistas.
Se já está a planear as próximas escapadinhas e quer evitar fazer viagens de automóvel, o comboio é uma boa opção que o leva a lugares incríveis, de norte a sul de Portugal.
Trancoso tem uma nova sinagoga e um dos centros históricos com mais vestígios da presença de judeus. São facilmente visíveis cruzes, datas e símbolos nas ombreiras das portas.
As Minas da Borralha, Montalegre, guardam a história de uma aldeia que nasceu e cresceu com a exploração de volfrâmio, que chegou a mobilizar 2.000 trabalhadores e deixou memórias de um trabalho difícil a 210 metros de profundidade.
São locais fantásticos, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso. Quantos destes lugares é que já conhece?
A Ria de Aveiro tem um património fabuloso. A foz do rio Vouga alarga-se por múltiplos canais ao longo da costa numa extensão de quase 50 quilómetros de Ovar até Mira. A riqueza do património natural é significativa, mas, talvez, a mais singular é a grandiosidade do património cultural. Um dos ícone
Já passou um ano desde que a pandemia chegou a Portugal e os viajantes, ainda impossibilitados de visitar destinos longínquos, procuram inspiração para as suas futuras escapadinhas sem sair do país.
O Peter Café Sport é de visita obrigatória na cidade da Horta, no Faial. Para quem chega de barco e vai deixar uma bandeira para ter sorte na travessia do Atlântico ou quem vai ver um dos maiores museus de Scrimshaw no mundo.