Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, é cidade património mundial. Foi a primeira em Portugal a ter esta distinção da UNESCO mas ela, de certa forma, representa a história de todo o país nos Descobrimentos.
Situada na deslumbrante Costa de Prata, Aveiro é uma cidade que cativa de imediato pela sua mistura única de tradições marítimas, beleza natural e charme arquitetónico.
Todos os caminhos vão dar ao mar. Povoação, entre sete lombas pintadas de verde, encaminha o nosso olhar para a origem do nome. Faz agora 580 anos que desembarcaram aqui, na zona oriental da costa sul da ilha de São Miguel, os primeiros povoadores dos Açores.
Bravães, no concelho de Ponte da Barca, tem uma igreja que é uma joia do estilo românico em Portugal. A origem é do século XII e estava associada ao Mosteiro de S. Salvador de Bravães, entretanto desaparecido.
O Cromeleque de Vale Maria do Meio é um lugar onde podemos sorrir e ficar serenos com a história dos nossos antepassados. Um passado longínquo - há 7 a 8 mil anos.
O Cromeleque do Xerez repousa num terreno aberto, próximo do Convento da Orada, e com vista para as muralhas de Monsaraz. É a segunda "habitação" para evitar que ficasse submerso com a barragem do Alqueva.
De norte a sul do país, estes são os principais locais e monumentos que refletem a forte presença e influência do Império Romano em território nacional.
A Lapa dos Dinheiros é um dos segredos da serra da Estrela. É uma aldeia de montanha a cerca de 700 metros de altitude e envolvida por uma profunda beleza natural. Todo o ano.
Vale a pena visitar o complexo histórico da fábrica Vista Alegre, em Ílhavo, na região de Aveiro, para ficar a conhecer como a sua evolução se cruza com a história e identidade cultural do país.
O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa é um dos monumentos mais interessantes do Alto Alentejo. Pela sua monumentalidade, a arquitetura defensiva e a localização na aldeia Flor da Rosa, perto de Crato.
O miradouro das Fontes tem uma ampla vista da albufeira de Castelo de Bode. Um pequeno alpendre incentiva-nos a contemplar a beleza natural. O rio Zêzere a espraiar-se e a contornar as serras.
Ponte da Barca é uma vila romântica. A corrente do rio Lima entrelaça os nossos sonhos, a ponte medieval reflete arcos que brilham no crepúsculo e as cores outonais das árvores da zona pedonal aquecem o frio das típicas construções de pedra.
Portugal tem praias paradisíacas, aldeias mágicas ou cascatas hipnotizantes que surpreendem até o mais experiente dos viajantes, seja ele português ou estrangeiro.
A iniciativa Árvore do Ano volta a submeter a votação 10 exemplares portugueses que, pela sua história ou natureza, se tornaram emblemáticos dos lugares onde se encontram.
Doces, artesanato, bordados e gastronomia regional são alguns exemplos do aproveitamento dos recursos provenientes do castanheiro na região de Marvão. Sim, também há bordados com casca de castanha.
Uma viagem de quatro séculos num ambiente sereno e cheio de história. Percorrer as ruínas da antiga cidade romana de Miróbriga, em Santiago do Cacém, é um passeio que nos incentiva a imaginar a vida entre hipódromos, termas e áreas residenciais.
A estação dos caminhos de ferro de Fratel está enquadrada numa paisagem datada e romântica. Não há casas habitadas, quase todas estão em ruína. Só natureza. O rio Tejo, serras e memórias que os comboios já levaram. Permanece o barqueiro que transporta ainda alguns passageiros para a outra margem.
A emancipação da Sé de Braga e a criação de uma catedral no nordeste transmontano originou uma disputa entre Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro. Três igrejas imponentes e a da Freixo de Espada à Cinta foi pioneira em Portugal.