Nas margens do rio Arade, o Arvad é um local para conhecer este verão, com provas de vinho premium, sunset sessions e várias experiências de enoturismo que permitem desacelerar e desfrutar de uma fantástica paisagem. Um lugar mágico, onde quem visita pode chegar de carro ou de barco pelo rio. Um lugar com muita história e uma nova casta a descobrir.
Há cerca de 2500 anos, os Fenícios descobriram no rio Arade, perto de Silves, um porto de abrigo para as suas embarcações, ao qual chamaram de Arvad, que significa “refúgio”. Nessas embarcações traziam o seu vinho em ânforas vinárias, uma inspiração trazida para a produção atual que honra os métodos tradicionais da região. A propriedade foi adquirida em 2012 pelo empresário Pedro Garcia de Matos, que se apaixonou pelas margens do rio Arade e deu vida ao Arvad. O projeto foi tomando forma e, em 2016, foram plantadas as primeiras vinhas.
Às colheitas iniciais de Branco e Rosé, juntaram-se as de Tinto, bem como as de Negra Mole (Tinto, Rosé e Branco), de sabor distinto e 100% algarvias. Em 2023, Mafalda Garcia de Matos, filha do fundador, passou a liderar o projeto, focada em dinamizar e fazer crescer a marca e, em concreto, o Enoturismo Arvad: “a nossa missão é trazer experiências de Enoturismo únicas, que tirem partido e enriqueçam a oferta turística da região Algarvia, e posicionar o Algarve enquanto região de vinho de qualidade.”
Quintas-feiras ao pôr-do-sol entre vinhas e o rio
As Arvad Sunset Sessions estão de volta para animar o pôr do sol algarvio nos meses de verão, depois do sucesso das primeiras edições em 2023. É entre as vinhas Arvad e o rio Arade, que é possível desfrutar de um fim de tarde com boa música, petiscos regionais, e ótimo vinho.
Até ao final de setembro, todas as quintas-feiras, entre as 18:00 e as 21:00, as Arvad Sunset Sessions proporcionam animação com DJs locais, música ao vivo com saxofone, bem como algumas edições temáticas, como a Rosé & Oysters Party. O custo das Arvad Sunset Sessions é de €20,00 por pessoa com direito a dois copos de vinho à escolha (entre Branco, Rosé e Tinto). Pode ainda deliciar-se com tábuas de petiscos ou com um prato de ostras da Ria de Alvor (dependendo da disponibilidade), ideais para partilhar, ambos com um custo de €15,00.
Experiências de enoturismo
Para além das Arvad Sunset Sessions, as paisagens do Arvad convidam todos os amantes de vinho a saborear as suas provas de vinhos ou picnics, com serenidade e tempo, para descobrir a identidade algarvia entre o murmurar das vinhas e do rio, rodeados de iguarias regionais.
As provas de vinho Arvad têm lugar na sala de provas e no alpendre da adega, com vista sobre as vinhas, o rio Arade e Silves. Existem quatro versões de provas, desde a mais simples à mais completa, e todas requerem, marcação prévia, com exceção da Prova Express. Já os picnics Arvad são uma experiência envolvente e intimista, na qual pode provar vinhos e aperitivos num lugar recatado das vinhas.
Os vinhos Arvad são parte do sabor da história do Algarve e têm raiz na memória de outros tempos. É precisamente graças às condições das margens do rio Arade, que estes vinhos se distinguem pela sua qualidade. Devido à exposição a Norte e a Oeste, com influência direta do Oceano Atlântico e da Serra de Monchique, o terroir Arvad consegue uma amplitude térmica e a luz solar que favorecem o desenvolvimento e qualidade das uvas, resultando em vinhos robustos e ricos em cor e aroma.
O grande destaque dentro dos vinhos Arvad é, sem dúvida, o Negra Mole, produzido com a casta autóctone. De bagos rosés, tintos e brancos num único cacho fazem-se tintos, rosés, brancos e espumantes. O Arvad Negra Mole Tinto, o primeiro lançamento desta casta, é um tinto leve, de aromas frutados, de cor mais aberta, que se bebe fresco. Depois do sucesso do primeiro lançamento, em 2023 foi lançada a versão Rosé.
Inicialmente o Negra Mole não tinha rótulo e começou a escrever-se o nome do vinho à mão, diretamente na garrafa. O que foi uma resposta a uma necessidade logística, transformou-se no que é hoje a identidade do Arvad Negra Mole. O processo de rotulagem desta garrafa é praticamente todo manual: desde os colaretes ao lacre da cápsula, que é misturado com telha algarvia triturada. Nas palavras de Mafalda Garcia de Matos, “acreditamos que esta abordagem artesanal contribui para uma garrafa única e é também uma promessa de um vinho verdadeiramente especial”.
Comentários