O pecado tem uma nova morada no Porto. Bem próximo da Sé Catedral e da Estação de São Bento, mais precisamente, na Rua Chã, onde a vista também alcança a Torre dos Clérigos, fica o Blss U, um gastro bar que acaba de abrir portas à cidade.
O ambiente é irreverente e convida a um cocktail ao fim da tarde, mas também a um jantar ou a uns passos de dança. Afinal, a proposta é agregar num espaço que apela à experimentação, a começar pela carta, com a assinatura do chef Xavier Oliveira e curadoria do chef Miguel Rocha Vieira, tendo como inspiração os sete pecados capitais.
São pratos que prometem uma "explosão de sabores" para "despertar os sentidos", ao mesmo tempo que provocam, também apaziguam, explica Xavier Oliveira ao SAPO Viagens durante a inauguração do Blss U, nesta quinta-feira.
A gastronomia portuguesa é a principal inspiração, mas existem influências internacionais nas propostas de um menu aberto para o mundo, tal como a cidade do Porto, cada vez mais cosmopolita, mas que continua orgulhosa das suas raízes e tradições.
Se a gula é um dos sete pecados capitais mais cometidos, o mote do Blss U é que "todos os pecados começaram com uma trinca". Assim, as opções para iniciar a refeição dividem-se entre o bao de leitão, o croquete de arroz de pato, a salada de polvo e grão-de-bico, uma versão vegan do caldo verde e ainda uma recriação da francesinha, aqui batizada como “uma francesinha meio asiática”. “Neste prato enrolamos o pão de forma, passamos por alga noori, recheamos com os tradicionais enchidos e acompanhamos com o famoso molho picante”, refere o chef Miguel Rocha Vieira.
A oferta vegetariana não desilude e homenageia os pratos de conforto. O arroz de sarrabulho reinventado com vários tipos de cogumelos, cozinhados e desidratados, chega à mesa num pote de ferro fundido. Já a típica caldeirada de peixe transforma-se numa combinação de vários tipos de algas e tofu com grão-de-bico. Também reconfortante é a couve-flor, acompanhada com uvas, avelã e caril madras.
Para os amantes da comida de conforto que preferem pratos de carne, há uma bochecha de porco preto - cozida lentamente - com arroz de forno e carqueja.
Um dos pratos mais famosos da Invicta, as Tripas à Moda do Porto, foi reinventado pelos chefs que decidiram usar as partes menos nobres do bacalhau para elaborar um prato com feijão branco, finalizado com óleo de enchidos. Ainda no rol de pratos típicos, o frango assado também foi alvo de uma recriação: o frango piri-piri chega à mesa num espeto e a fumegar, acompanhado por chips, salada de tomates biológicos com orégãos e molho picante.
As sobremesas prometem provocar também luxúria, principalmente o brownie de caramelo salgado e amendoins, servido como se fosse uma barra de ouro, ou o "Abençoado Abade de Priscos", um pudim empratado com frutos vermelhos e acompanhado com gelado de maçã verde.
A viagem pelos pecados capitais pode continuar no balcão do Blss U através da carta de cocktails e mocktails, dos mais clássicos, como Mojito ou Caipirinha, aos mais criativos como o Pop You Corn que inclui Capucana, milho, mel, sumo de maracujá, bitter cítrico e cordial de lima, sendo servido num balde de pipocas.
O Blss U integra o Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, e funciona todos os dias, ao almoço, das 12h00 às 15h30, e ao jantar, da 19h00 às 23h30.
Comentários