Chama-se Genuino e faz jus ao nome, servindo a típica comida italiana fora do circuito gastronómico normal da cozinha transalpina. O restaurante mora na cidade de Matosinhos, na grande sala de jantar do concelho que é a Rua Heróis de França, e surgiu da vontade de Federico Voltolini, amante de gastronomia, mostrar toda a polivalência de uma das cozinhas mais ricas e admiradas em todo o mundo, mas desconhecida na sua plenitude pela maior parte dos comensais.
“Temos uma cozinha de raiz, que recria os pratos dos nossos antepassados, e que faz uma viagem por todas as regiões de Itália, que têm pratos típicos muito diferentes”, conta Federico, acrescentando que “todos os produtos são de origem italiana, assim como os vinhos, o staff e até o café”.
Apesar de a proposta passar por uma cozinha alternativa, a carta do Genuino não deixa de integrar clássicos da cozinha italiana como a pizza ou a lasanha. São exemplos dessa gastronomia italiana, entre outros, uma Polenta e Bacalhau alla Vicentina (Veneza), um Risoto de Abóbora, Creme de Parmesão e Bochecha de Porco Crocante (Província de Lazio), um Ravioli de Ricotta e Trufa (Toscana) ou, para sobremesa, um Cannolo Siciliano, um tubo de massa frita com ricota doce e pistácios, são outras das opções.
O serviço tenta ser o mais personalizado possível, procurando proporcionar uma experiência completa. Isso é visível pela forma como os clientes são acolhidos, com uma apresentação sobre o conceito Genuino, incentivando-os a experimentar novos sabores.
A chef Maria Sol procura criar experiências diferenciadas, inspiradas nos pratos regionais, para lá de aquilo que é o menu fixo. Capri, Verona ou Florença, locais de grande riqueza gastronómica, são algumas das regiões contempladas na rotação imprimida à carta. De realçar, também, a recriação de um momento genuinamente italiano, o aperitivo ao final da tarde, em que o cliente só paga o que bebe e é agraciado com petiscos regionais.
Madeira, pedra e cobre constituem os materiais que fazem do Restaurante Genuino um espaço que nos faz sentir em Itália, desconstruindo a imagem estereotipada de toalhas axadrezadas. Opta-se por uma decoração simples, contemporânea e minimalista ou não atuasse sob o epíteto de l’altra cucina italiana ‘a outra cozinha italiana’.
O Genuino tem uma lotação de 50 lugares, mais 16 numa esplanada, aceita jantares de grupo e recomenda-se marcação. Durante a semana, ao almoço, disponibiliza um menu executivo que consta de um petisco de entrada, um prato principal de massa ou risoto (sugestão da semana) e uma bebida.
Comentários