Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
O miradouro de Penedo Durão, próximo de Freixo de Espada à Cinta, é dos mais conhecidos porque revela perspetivas do rio Douro difíceis de encontrar nesta região de Trás-os-Montes. Habitualmente, o rio corre encaixado entre profundas escarpas, mas aqui não. É um espaço aberto, com amplas vistas.
Estamos numa plataforma de madeira e vidro. Suspensos sobre uma encosta de granito. Da altura em que estamos a vista projeta-se a 2, 3 km de distância e no fundo de um vale profundo passa o rio Douro. Suspensos fisicamente e com a respiração suspensa pela força da Natureza.
São João das Arribas tem um miradouro com uma vista deslumbrante do rio Douro e de arrepiantes escarpas graníticas. São enormes, a pique dos dois lados, português e espanhol. Escolhidas para slackline.
Do miradouro Casal de Loivos contemplamos, Pinhão, uma grande extensão do Douro num meandro deslumbrante e a vinha a abraçar os montes em forma de cone do outro lado da margem do rio.
O miradouro de Frei Estevão é ponto de paragem obrigatório na Nacional 222 em Ervedosa do Douro. Fica na berma da rodovia que namora o rio. É parar e ver de imediato um dos cenários mais bonitos do Douro e que ilustra o motivo porque toda esta área foi classificada pela UNESCO como Património Mundia
O miradouro de Senhora de Lurdes é uma surpresa. Um dos mais deslumbrantes do Alto Douro Vinhateiro. O mirante está suspenso sobre um enorme rochedo numa encosta íngreme de centenas de metros de altura. A vista desliza pela superfície do rio ou num amplo horizonte de serras rugosas e decoradas com a
O nome não se esquece, S. Salvador do Mundo, e a vista com o rio Douro apertado entre escarpas de granito revela como foi robusta e continuada a vontade do homem em conseguir contornar a natureza agreste.
Diz o ditado popular que só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja, mas aqui, não. É ao contrário. Vale a pena subir (é quase escalar!) o monte em Vale de Figueira e ir ao miradouro ver a paisagem vinhateira e a serenidade do Douro.
A vinha está presente em quase toda a freguesia de Sigueiros que se reinvidica como "o Berço do Vinho do Dão". O verde do vinhedo decora grandes extensões do planalto beirão ou os quintais que rodeiam as habitações.
Santar é uma vila cheia de solares. Foi as Cortes da Beira, terra de gente rica e produtora de vinhos de excelente qualidade. São vários atributos que servem para explicar como esta pequena vila do concelho de Nelas tem um património fabuloso.
Uma das experiências mais deslumbrantes para descobrir o Alto Douro Vinhateiro é seguir o rio. De barco, ou de comboio, que serpenteia as margens do Douro.
O Museu do Vinho de São João da Pesqueira é um dos melhores guias do Douro. Não é apenas um espaço museológico. Funciona também como como mais um dos magníficos miradouros que encontramos no concelho.
O Museu do Vinho de Alcobaça é o maior do país entre os que se dedicam a esta temática. O enorme acervo é um legado de uma das maiores organizações agrícolas em Portugal: a Junta Nacional do Vinho. Em exposição estão milhares de objetos e histórias, preservadas em amplos corredores ou no interior de
A barragem de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi a primeira no Douro Internacional e foi uma aposta de modernidade. Na região pobre e marginalizada de Trás os Montes surgiram novos saberes e práticas científicas e também inovação e arrojo com arquitetura moderna. Uma obra gigantesca cujo l
D. Afonso Henriques foi um dos utilizadores das Termas de S. Pedro do Sul, ou Banho, como na altura se chamava. Correu mal uma batalha e procurou as águas de Banho para resolver, ou atenuar, as sequelas da fratura de um fémur.
"Nenhuma outra praia em Portugal possui as condições da Figueira da Foz para tornar agradável a estação dos banhos". A frase é de Ramalho Ortigão que coloca uma ressalva: o problema é a frequência de gente da Universidade de Coimbra.
Há pouco mais de um século Paço de Arcos era uma das praias mais famosas da região de Lisboa. Em 1876 Ramalho Ortigão relatou que era "a praia aristocrática dos subúrbios de Lisboa", embora se interrogasse sobre a aplicação em Portugal do conceito de aristocracia.
A Faia Brava é uma reserva natural de uma associação ambiental com o propósito de salvaguarda do ambiente e dos recursos naturais. Podemos visitar e descobrir um universo selvagem com várias espécies de animais em liberdade.
Faz agora 500 anos que um rei gostava de desfilar em Lisboa com vários animais, entre eles, elefantes e rinocerontes. Era um jardim zoológico ambulante. A iniciativa era do rei D. Manuel I que se fazia acompanhar nas ruas de Lisboa por um rinoceronte, quatro elefantes amestrados, um cavalo persa e u
Na serra da Lousã o problema é escolher. Temos uma dúzia de Aldeias do Xisto e muitos outros lugares de paragem obrigatória. É a vantagem das serras, há sempre um lugar escondido para se descobrir. A Lousã é das regiões mais interessantes para vaguear entre aldeias que ainda preservam a sua identida
São cinco as Aldeias de Xisto na serra do Açor. Vila Cova de Alva, Benfeita, Fajão, Sobral de S. Miguel e Aldeia das Dez. No entanto, a aldeia mais associada ao xisto é Piódão. Pertence à rede de Aldeias Históricas e terá conquistado o lugar por razões políticas. Independentemente das organizações a
Dá imenso gozo aproveitar a frescura da água do rio Alva na praia fluvial de Sarzedo, próximo de Arganil, ou descansar numa sombra do parque e ver a rotina do mundo a passar na ponte.
Martim Branco é uma das Aldeias do Xisto e preserva a sua arquitectura tradicional. Fica próximo de Almaceda, no concelho de Castelo Branco e tem pouco mais de duas dezenas de habitantes. Um sossego.