“Esquece Berlim e Barcelona: o vosso próximo fim-de-semana hipster tem que ser em Lisboa”. Quem o diz é Anna Willatt do jornal inglês Metro. A repórter aponta vários locais que fazem da capital a cidade perfeita para umas férias hipsters.
São vários os motivos que o podem levar até Ponte de Lima. Nesta que é a vila mais antiga de Portugal, há festas e romarias, festivais de jardins, uma história riquíssima, gastronomia... e os vinhos verdes!
O Convento do Varatojo, próximo de Torres Vedras, tem uma comunidade de uma dezena de franciscanos e foi um deles que nos abriu a porta. Toca-se à campainha puxando a corda com uma maçaneta que toca o sino no claustro.
Passar uns dias no Convento de Balsamão é uma experiência única. Sabe o que é viver em recolhimento? Não tem modo de explicar, é vivencial. Dialoga-se com religiosos, partilham-se culturas e a beleza natural do Convento localizado no alto de um monte no concelho de Macedo de Cavaleiros. Sem qualquer
Túmulos em prata de duas netas de D. Afonso Henriques são alguns dos tesouros do Mosteiro de Lorvão. Muito mais poderia haver, não fosse a lei que extinguiu as ordens religiosas e levou as monjas do Mosteiro a passar da opulência à fome.
O Convento de Santa Maria de Aguiar está isolado no meio de um vale, a 3 km de Figueira de Castelo Rodrigo, e tem tanto de grandiosidade como de simplicidade.
Neste fim de semana, realiza-se uma prova de BTT por três aldeias de montanha do concelho de Gouveia: Folgosinho, Melo e Figueiró da Serra. Por cada inscrição são oferecidas cinco árvores para uma associação de Folgosinho que foi criada depois dos incêndios de outubro.
As grutas são resultado de brincadeira e de alguém muito criativo. Mil e uma “torres de castelos”, cada uma com formas diferentes, assim parecem as inúmeras estalagmites e estalactites douradas que decoram a maior sala de uma gruta visitável em Portugal.
É um percurso de meio quilómetro onde se sucedem pequenas salas repletas de formações calcárias, douradas e rendilhadas. Quando chegamos à Catedral destaca-se um fóssil com milhares de anos, um cervo, da família dos veados.
A aldeia da Fajã dos Cubres está localizada num daqueles lugares improváveis do nosso planeta. Quem a visita fica maravilhado com o enquadramento natural em que foram construídas as casas de basalto, as adegas e a ermida desta pequena povoação da freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta, ilha
As Grutas da Moeda desvendam-se por um corredor de 350 metros com formações calcárias que estão a ser feitas pela natureza pacientemente há milhões de anos. É um tesouro de muito maior valor do que as moedas da lenda que estão na origem do nome das grutas.
As grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal e fazem parte da lista das 7 maravilhas naturais. Isto deu-lhes fama e o proveito pode ser merecido.
A primeira sugestão de uma visita do "Roteiro Renascer" é o concelho de Pedrógão. O propósito é juntar o útil ao agradável e, apesar das feridas ainda não estarem saradas, Pedrógão Grande tem uma boa oferta para passeios a pé em tempo primaveril.
Chegar a Sistelo é entrar numa paisagem natural esmagadora. A aldeia, construída junto ao rio Vez, está no centro de um cenário moldado por socalcos, uma enorme escadaria verde cavada pelos homens e que desce dos pontos mais altos até ao vale, criando as condições para a prática da agricultura e da
Acredita que um padre tivesse 299 filhos? É uma lenda que em Trancoso foi vivida como verdadeira e os residentes até se orgulhavam de poderem ser descendentes do padre Costa.
As amendoeiras em flor dão um forte colorido branco e rosa ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Esta é uma época especial, com muitos visitantes e várias iniciativas no âmbito da festa Rainha das Amendoeiras em Flor que termina no próximo domingo, 11 de Março.
"No Alentejo, o tempo tem mais tempo, parece que o céu não tem fim, há sempre um sorriso no rosto e lugar para mais um". Uma viagem pelo Alentejo narrada por Rita Nabeiro.
É uma das mais belas paisagens do Norte de Portugal e pode ser vista apenas durante algumas semanas. As amendoeiras em flor dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso. Venha descobri-las em Vila Nova de Foz Côa.
Estamos a mais de 70 metros de altura e ao lado do tabuleiro rodoviário da Ponte 25 de Abril. Dentro de uma plataforma de vidro que está suspensa. É uma caixa de vidro e de vertigens que nem todos querem experimentar.
O Alto-Douro e o Ribacôa têm nesta altura uma das mais belas paisagens do Norte de Portugal. As amendoeiras em flor dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso. Esta paisagem pode ser vista apenas durante algumas semanas. Habitualmente, termina em meados de Março e toda a região
Visto do alto, o Piódão é um conjunto de casario escuro, cortado apenas pelo azul das portas e das janelas. Terra do interior, a sua cozinha regional investe na chanfana e no bucho. Sem esquecer os muitos doces produzidos com o nome da aldeia.