O concelho tem muitas serra e dois rios, o Mondego e o Alva, que são marcas importantes.

Penacova
Vista do miradouro créditos: Who Trips

Do alto das serras temos miradouros fantásticos que nos permitem descobrir pequenos aglomerados de casas ou vales com a paisagem profunda dos rios e ribeiras.

Penacova
Serra com moinhos créditos: Who Trips

No alto das serras marcam também presença os moinhos.  O concelho de Penacova tem cerca de 50 moinhos e é dos que tem mais em toda a Europa. Muitos foram recuperados mas poucos estão em uso.

Penacova
Moinhos de Gavinhos créditos: Who Trips

Há três núcleos museológicos no alto das serras. Em Gavinhos há 14, há também na Serra da Atalhada e na Portela de Gouveia onde funciona o Museu do Moinho Vitorino Nemésio.

Penacova - renascer
Museu do Moinho Vitorino Nemésio créditos: Museu Moinho

O museu tem o nome de Vitorino Nemésio porque o escritor apaixonou-se por esta serra e chegou a ter três moinhos. São todos moinhos moinhos de vento e eram utilizados no Verão. No inverno os moleiros desciam para os vales junto às ribeiras e rios e recorriam às azenhas. Algumas são visitáveis.

O rio Mondego foi também importante para o transporte de pessoas e materiais. De Porto da Raiva partiam os barcos até à Figueira da Foz, um percurso de cerca de 80 km.

Penacova
Livraria do Mondego créditos: Who Trips

O Mondego oferece ainda uma paisagem única. É a Livraria do Mondego, um surpreendente monumento natural que fica próximo de Penacova. São esculturas em quartzitos, feitas pela erosão do tempo e parecem livros dispostos na vertical, como se estivessem numa livraria.

Penacova
Penacova créditos: Who Trips

Há várias praias fluviais em todo o concelho e uma que tem tido Bandeira Azul nos últimos cinco anos é a do Reconquinho. Fica na margem esquerda do Mondego, próximo de Penacova.

Penacova
Igreja do Mosteiro créditos: Who Trips

Do património histórico o mais relevante é o Mosteiro de Lorvão que foi recentemente o tema de um programa. Em Penacova há ainda a Igreja Matriz, o Pelourinho e algumas capelas.

Penacova
Miradouro Raul Lino créditos: Who Trips

Em Penacova não deixe de fazer uma paragem no Miradouro Raul Lino.

Penacova
Mondego em Penacova créditos: Who Trips

A vista sobre o Mondego, as montanhas enormes que tornam minúscula a ponte e ao longe os moinhos no alto da serra exigem que se contemple a paisagem durante largos minutos.
Roteiro Renascer em Penacovaz faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Roteiro Renascer em Penacova em silêncio e paz, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.