A Ponta dos Corvos é excelente para visitar em qualquer altura do ano. Praia, caminhadas, pesca, sentar numa esplanada e contemplar a baía... ou o inesquecível pôr do sol.
Nas viagens, como nos encontros amorosos, a primeira visita serve sobretudo para decidirmos se gostamos. Só no segundo encontro é que ficamos verdadeiramente a conhecer, como conta o Miguel a propósito do seu regresso à capital do Alentejo.
A praia fluvial da Portagem está quase na fronteira com Espanha, num dos principais acessos ao Parque Natural da Serra de São Mamede e com vista para a fortaleza de Marvão. Num vale por onde passa o rio Sever e tem muitas zonas verdes.
Situado entre Portimão e Silves, Lagoa é um dos concelhos mais pequenos do Algarve com cerca de 22.800 habitantes. Guarda algumas das mais belas praias algarvias e a única adega cooperativa do Barlavento algarvio.
Horas de espera debaixo de uma camuflagem no calor de junho resultaram nesta fotografia do Ângelo Almeida de dois "gigantes" dos ares em Carrazeda de Ansiães.
Chegar na praia fluvial de Lapa dos Dinheiros é como descobrir um tesouro embrulhado em árvores verdes e escondido entre grandes rochas de granito. A recompensa para a alma e para o corpo, nos dias quentes de verão, é um mergulho na límpida piscina natural que recebe os visitantes.
Camões tem agora muito com que se entreter. A estátua de Lagoa Henriques, próximo do miradouro do Zêzere, contempla agora a nova praia fluvial de Constância que no verão junta muita gente.
Existem dois trilhos para explorar no Parque Molinológico de Ul, em Oliveira de Azeméis, recentemente reabilitado. A Rosa e o Paulo contam mais sobre este "encontro mágico com a Natureza e uma série de surpresas ao longo do caminho".
A praia fluvial do Clube Náutico de Avis voltou a ter bandeira azul e é um oásis nesta zona do Alto Alentejo onde há poucas zonas de lazer junto a recursos hídricos.
A lenda diz que a rainha costumava tomar banho na piscina natural debaixo da cascata e, por isso, ficou com o nome de Pego da Rainha. É merecido. O lugar é um privilégio da natureza.
Na segunda edição da nossa rubrica "Como fiz esta fotografia", ficamos a saber como o Rui Costa alinhou terra e céu para produzir uma fotografia da lua cheia nos Açores.
A praia fluvial de Barcelinhos está numa zona urbana. Ao longe, ouve-se música que dá mais beleza ao bonito enquadramento do rio Cávado a caminho da ponte medieval.