Esta região, que conheceu prosperidade e dinamismo nas primeiras décadas do século XX com a pesca, agricultura e a indústria conserveira, tem registado, nos últimos anos, um dos maiores níveis de desenvolvimento económico da região do Algarve. As atividades mais importantes para a economia local são o turismo e os serviços.

Em Lagoa, pode visitar aquela que já foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo, a praia da Marinha, ou uma das grutas mais famosas de Portugal, o algar de Benagil. Pode também realizar uma caminhada por cima das falésias, através dos 7 Vales Suspensos, percurso que já foi eleito como o melhor da Europa para caminhar. Existem muitas outras praias de grande beleza para descobrir - veja aqui uma lista completa e percorra a galeria de fotos para conhecer algumas.

Além do turismo e da beleza das suas praias, Lagoa é também conhecida pelos seus vinhos, acolhendo a única adega cooperativa do Barlavento algarvio (Única - Adega Cooperativa do Algarve), e pela realização, no mês de agosto, da única feira de artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria da região, a FATACIL, que anualmente atrai cerca de 100 mil visitantes.

Alguns edifícios históricos da cidade foram restaurados para servirem a cultura, destacando-se a Biblioteca Municipal e o Convento de São José, também Centro Cultural de Lagoa, palco de vários espetáculos e exposições durante todo o ano.

As peças em cerâmica, as miniaturas das típicas carroças algarvias e dos coloridos barcos de pesca são exemplos do trabalho artesanal que se pode encontrar na localidade.

No início de 2017, Lagoa tornou-se na primeira cidade inteligente do Algarve, o que significa que, durante dois anos, o município funcionará como laboratório das tecnologias usadas pela plataforma “Smart Cities”.

A 08 de setembro celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Luz, sendo este dia feriado municipal.

A localidade encontra-se subdividida em quatro freguesias: Estômbar e Parchal; Ferragudo; Lagoa e Carvoeiro e Porches.

Tem sugestões para quem visita Lagoa? Partilhe connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.