Entre o cimo da serra de Montemuro, uma montanha mágica, e a foz do Rio Paiva, encontramos Cinfães, um local privilegiado de onde se vê o verde das margens do Douro, do Bestança, do Paiva, a Serra do Marão e a Serra da Estrela.

Podemos visitar locais únicos como o vale do Bestança, onde a natureza interage entre si, com nenhuma interferência do homem.  O rio Bestança nasce na serra de Montemuro e desce até ao Douro em quase 14 quilómetros de “Bestias”, termo que significa correr naturalmente em zona de fauna e flora selvagem.

Gralheira, Cinfães
DR

Aldeias como a da Gralheira, a 1200 metros de altitude em plena serra de Montemuro, a história permanece imóvel com povo humilde e acolhedor. A serra continua a ter as mesmas flores de há duzentos anos. Os pássaros fazem ali os seus ninhos. Os ruídos são do vento a passar e da água a correr pelos ribeiros.

Cinfães é a natureza intocada. A magia que vai da serra ao rio, da Princesa da Serra ao Vale Encantado, uma espécie de conto de fadas e um paraíso por descobrir. De carro, de bicicleta ou a pé, Cinfães recebe de braços abertos aqueles que querem escapar da rotina e esquecer o resto do mundo.

Posta Arouquesa
DR

Cinfães oferece também uma gastronomia diversificada, apoiada numa comida de conforto com séculos de tradição. Ninguém resiste a uns rojões à moda de Cinfães, uma posta de vitela arouquesa e os famosos Matulos, uns bolos de manteiga que são os reis da doçaria regional local, regados com um vinho verde fresco e apaladado.

Quem quiser visitar Cinfães nas próximas férias pode seguir o roteiro de três dias recomendado:

Dia 1:

Experiência “Siga o Rebanho”.

Visita ao Museu Etnográfico de Nespereira.

Dia 2:

Visita guiada ao Museu Serpa Pinto e zona central envolvente.

Experiência gastronómica com posta arouquesa ou arroz de aba.

Visita ao Miradouro do Teixeirô.

Dia 3:

Visita à Serra da Gralheira com paragem obrigatória pela Ponte da Panchorra e as Muralhas das Portas de Montemuro.

Terminar o dia com a Visita à Igreja Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, parte integrante da Rota do Românico.

Para ficar relaxado, experimentar uma aula de ioga em pleno rio Bestança (Esteja atento e procure um dia com concerto nas margens do rio enquanto ouve a partir de uma prancha de Stand Up Paddle).

Ou

Passeio de barco com saída do Cais do Escamarão.

Publicado originalmente a  5 de maio de 2021.