O grifo é uma ave de rapina de grandes dimensões, também conhecida por abutre, que é capaz de planar durante bastante tempo enquanto procura alimento. Para um observador no chão, a sua aproximação ao solo proporciona uma visão impressionante, como nos explica (e mostra) o Ângelo.
Fotografia e texto por Ângelo Almeida
O dia começou bastante cedo, o despertar foi às 4:30h da manhã, a viagem de Braga a Carrazeda de Ansiães demora cerca de 1h40m.
Fui informado na véspera do local onde tinham sido avistados grifos a alimentarem-se de uma carcaça, pelo que era essencial chegar ao local o mais cedo possível e camuflar-nos o melhor que pudéssemos, pois estas aves são bastante desconfiadas, se detetam o mais pequeno movimento já não descem.
O local em si era um bonito campo com alguns castanheiros. Camuflados desde às 6h30, o tempo passa muito devagar e esta parte da espera é, para mim, o que mais custa. Por volta das 10h da manhã avisto muito alto 3 ou 4 grifos a planar em círculos.
Aleluia, exclamei... agora é esperar e ver se eles descem. Foi preciso aguardar mais de uma hora até o primeiro grifo descer, após este "aprovar" o local, não tarda juntam-se os restantes, contei mais de 30.
Esta fotografia retrata o momento em que dois grifos fazem a aproximação final ao local onde estava a carcaça. Convém referir que são aves enormes, podendo chegar aos 2,8 metros de envergadura de asas e pesarem até 11 kgs. É fantástico ter estes gigantes perto. Para se ter uma ideia, a foto foi feita com uma distância focal de 167 mm, sendo que a minha objetiva é uma 150-600 mm. Ou seja, para conseguir que coubessem inteiros no ecrã quase não utilizei o zoom.
Sou um fotógrafo amador, dedico-me a fazer fotografia de natureza com ênfase nas aves há cerca de 6 anos. Gosto de as fotografar pelo menos uma vez por semana. Por conta deste hobby, tenho conhecido locais fantásticos do nosso país.
Podem seguir as fotografias do Ângelo na sua galeria no Flickr.
Se fazem fotografia de natureza ou viagem, e gostariam de partilhar connosco uma imagem da vossa autoria, contactem-nos pelo sapo.viagens@sapo.pt com o assunto Como fiz esta fotografia
Comentários