Emoldurada por um verde vistoso das árvores altas que circundam o rio Lima e uma pequena lagoa, a vista da praia fluvial termina na icónica ponte de pedra com 10 arcos.
Na zona de lazer podem-se fazer várias opções. Relva ou areal. Lagoa ou rio.
A água da lagoa surge após pequenos canais de água e acompanha o rio Lima.
O espelho de água está envolvido por uma ampla zona verde. É onde se concentra mais gente.
No entanto, no paredão que divide os dois espelhos de água, no testemunho de O testemunho é Teresa Silva, “também há quem coloque as toalhas e fique por aqui. Por vezes até trazem lancheiras. A lagoa é mais utilizada pelas crianças. O rio mais por adultos.”
No rio a água é mais fria e é mais propicio para nadar. A distância entre as duas margens não é grande.
Na lagoa é reservada uma área para os mais novos e, na zona circundante, para o farnel porque há muitas sombras. É muito procurada nesta altura, em que há mais gente.
“Sobretudo no mês de agosto em que há enchentes. São pessoas daqui, turistas – o turismo tem aumentado nos últimos anos – e os emigrantes que nos vêm visitar.”
Quem quiser pode alargar o leque de atividades. Quanto aos banhos tem ainda a escolha das piscinas que estão mesmo ao lado e “costumam também ter muita gente.”
Muitos visitantes “fazem aqui uma pausa e depois vão para as serras andarem nos trilhos. Vão descobrir o resto do concelho que tem muito para ver.”
As piscinas fazem parte do complexo desportivo que inclui ainda campos de várias modalidades. Próximo há igualmente um bar e um parque infantil.
A zona ribeirinha é uma alameda que acompanha o centro histórico e, mesmo fora do verão, é procurada para passeios.
“No verão e inverno. Depois há os restaurantes que fazem semanas gastronómicas de lampreia, cozido à portuguesa, posta barrosã... e há sempre gente que de seguida aproveita e faz um passeio.”
Ponte da Barca é muito bonita e acolhedora. Vale a pena passear nas ruas e caminhar na ponte que funciona como um magnifico miradouro.
Tem 180 metro de cumprimento, vários trabalhos escultóricos em pedra e está classificada como Monumento Nacional.
A ponte terá sido construída em meados do século XV e substitui a anterior que fez juntar o nome de Ponte à Barca, o meio pelo qual era feita a travessia do rio Lima.
Praia Fluvial de Ponte da Barca com muito por onde escolher: relva ou areal; lagoa, rio ou piscinas faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários