Nunca é tarde para descobrir Vieira do Minho. Em qualquer altura do ano, há encantos e desafios. Descubra e inspire-se para visitar este território em breve.
A menos de 60km do Porto, na união do Paiva e Douro, ergue-se a Ilha do Castelo, intitulada por muitos como "Ilha dos Amores" ou ainda "Ilha do Outeiro".
A festa da Romaria da Senhora d’Agonia já está a decorrer em Viana do Castelo. Amanhã à tarde é o exuberante e colorido Desfile da Mordomia. A visita à cidade completa-se com uma vista fabulosa de Viana a partir do santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Fica a três minutos de distância de um belíssimo centro histórico, a dois passos de uma marina mundialmente conhecida. A pairar em seu pano fundo encontra-se a silhueta da maior montanha de Portugal. Não existem muitos locais que se podem gabar de tal localização.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos mais antigos em Portugal, tem 520 anos e causa algum deslumbramento devido à monumentalidade no meio de uma zona rural, no alto da serra onde nasce o rio Vouga, no concelho de Sernancelhe.
Em muitas regiões do interior de Portugal, uma boa opção para refrescar é um mergulho numa praia fluvial. Em viagem é sedutor dar um mergulho ou, no mínimo, molhar os pés. Aqui estão mais de 20 sugestões.
O Algar de Benagil, ou Gruta de Benagil, é inegavelmente um dos marcos naturais mais impressionantes de Portugal. Esta gruta, que esconde uma praia de areias douradas e águas azuis, iluminada pelo sol por uma espécie de claraboia no teto, é absolutamente maravilhosa.
O sítio da Fábrica, em Cacela Velha, é o local onde se apanha o barco para atravessar a Ria Formosa e chegar à praia. Um local que ganha uma magia infinita com o cair do dia.
O Covão do Boi e o santuário da Senhora da Estrela são uma surpresa para muitos visitantes da serra da Estrela. A romaria anual é no segundo domingo do mês de Agosto e, desta vez, a escultura no meio das rochas não passa despercebida.
É sempre quando pensamos que ninguém está a ver que tiramos aquele salgadinho extra. Que o diga a garça-vermelha que o Pedro Russo conseguiu fotografar, em água até ao peito, numa lagoa alentejana.
É quase impossível pensar na região da Bairrada sem pensar, além do leitão, no vinho - especialmente o espumante. Uma visita a esta região não está completa sem conhecer mais sobre o néctar das vinhas.
Uma praia fluvial sossegada, nesta altura do ano, não é fácil de encontrar. Uma boa oportunidade de se conseguir esse ambiente acolhedor é na praia fluvial de Bostelim, no concelho de Vila de Rei.
É uma das maiores e mais bonitas praias que nos oferece o rio Côa. Numa extensão de várias centenas de metros, o rio espraia-se numa área plana entre zonas ajardinadas.
O João e a Patrícia foram passear de moto pela Serra da Freita, que na primavera dá ares de Escócia, e partilham um dos seus motivos de interesse: as Pedras Broas do Junqueiro.
Num local onde o inverno congela os ossos e o verão queima a pele, a Beira Interior é lar de vinhos com personalidade, gastronomia serrana e tradições que nunca se perdem.
O João e Patrícia levam-nos consigo, de moto e sem medos, até ao Portal do Inferno, um miradouro situado na Serra da Arada, a cerca de 1000 metros de altitude, que tanto fascina como assusta pela estreiteza das estradas que lá conduzem.