Não é a primeira Lua que destacamos na nossa rubrica Como fiz esta fotografia, mas é a maior até agora. Discreta, mas cheia de si mesma numa noite de julho, a Lua aproximou-se silenciosamente de Monsaraz para espreitar acima da muralha medieval. O Paulo Rocha estava à sua espera.
Fotografia e texto por Paulo Rocha
Esta foto foi tirada a cerca de 4 quilómetros de Monsaraz no Alentejo, no dia passado dia 3 de julho, durante um curto período de férias. Sabia que naquele dia ia ocorrer uma super-lua e previ o local e hora a que iria nascer usando uma aplicação que me dá essa informação.
Procurei posicionar-me de modo a que a lua ficasse sobre o castelo de Monsaraz com as luzes noturnas acesas e usei uma teleobjetiva de 400mm para o disco da lua parecer maior no enquadramento àquela distância relativamente ao castelo. Sendo uma super-Lua, este efeito tornou-se mais evidente do que com uma lua cheia normal. Não tenho por hábito fotografar a lua, mas tendo surgido esta oportunidade e com esta paisagem, aproveitei.
Em termos técnicos, usei um tripé para estabilizar a câmara e juntei duas exposições do mesmo enquadramento usando software de edição, de modo a equilibrar a luminosidade da lua com a da restante paisagem.
Sou um entusiasta da fotografia há 25 anos (ainda no tempo do filme) e dedico-me especialmente à fotografia de paisagem: paisagem costeira, floresta e quando consigo, vou para outras paragens fotografar cenários épicos, como por exemplo a Islândia. Fotografo essenciamente para mim e não me dedico muito a promover os meus trabalhos. Apesar de a minha profissão ser noutra área, já dei alguns workshops de fotografia e já tive um ou outro trabalho publicado em revistas.
Obrigado, Paulo!
Podem explorar as fotografias do Paulo na sua galeria no Flickr. Se fazem fotografia de natureza ou viagem, e gostariam de partilhar connosco uma imagem da vossa autoria, contactem-nos pelo sapo.viagens@sapo.pt com o assunto Como fiz esta fotografia
Comentários