Se não tem tempo para fazer todo o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pode ir fazendo umas escapadinhas de fim de semana e conhecendo algumas, com mais calma. Esta sugestão envolve duas Aldeias Históricas: Belmonte e Sortelha, mas poderá juntar um dos outros roteiros sugeridos.

A Aldeia Histórica de Belmonte é conhecida por ser terra de Pedro Alvares Cabral, dito descobridor do Brasil, por isso não irá estranhar que no topo do palácio estão as bandeiras portuguesa e brasileira.

Em Belmonte, a história também liga esta terra à comunidade judaica, que ainda tem uma forte presença, com bastante comércio associado e o Museu Judaico, que pode ser visitado para ficar a saber mais sobre a História deste povo e da sua fixação nestas terras. Tem inúmeros museus desde a criação do azeite até ao processo dos Descobrimentos. Pode ficar por lá a dormir, jantar e descobrir os restantes museus no dia seguinte.

Na ida para a Aldeia Histórica de Sortelha, faça a paragem obrigatória em Sabugal para conhecer a arquitetura única deste castelo e a vista que se tem do cimo das suas muralhas.

Aqui perto, em Penamacor, há também uma sugestão de alojamento que não pode ficar fora destas propostas, o Moinho do Maneio.

Se conhecer já algumas aldeias históricas que sejam muralhadas, vai perceber que Sortelha foi uma das que teve uma recuperação verdadeiramente incrível, ainda que quase ninguém viva ali. Quase toda a gente se mudou para os arrabaldes e ali permanecem casas de turismo e um restaurante e dois cafés. Há um património no cimo do monte que merece ser visitado – uma vista do castelo inolvidável – e lendas, como a do beijo sem fim, que não se apagam da memória. Ao que ficar atento em Sortelha? Leia aqui.

Pode seguir o Viaje Comigo no Instagram e YouTube