Imagem: Miguel Serra / Visit Manteigas

Se ainda procura inspiração para uma escapadinha de outono, pode ter encontrado o que necessita aqui. Ponha a vila de Manteigas no seu roteiro e vá desfrutar do outono na Serra da Estrela.

Além de outros atrativos, em Manteigas pode encontrar um dos trilhos mais belos para percorrer na estação dourada: a Rota das Faias.

"A sua denominação advém do facto deste percurso mergulhar no interior de uma densa floresta de faias, plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX", explica-nos o site Manteigas Trilhos Verdes, onde é possível encontrar mais informações sobre este percurso.

Vai também apreciar outras espécies, como castanheiro, carvalho ou giesta, além de poder contemplar paisagens como o Vale Glaciar do Zêzere, a Torre, o Cântaro Magro, o Cântaro Gordo e as Penhas Douradas. Destaque ainda para a Capela de São Lourenço.

O trilho é circular, classificado como de dificuldade média e tem 5,4 quilómetros de extensão, que podem passar a 6,5 com derivações.

"Na encosta de São Lourenço, localiza-se porventura a maior mancha de faias da Península Ibérica. Encanto único pelas suas cores douradas no outono e verdejantes na primavera/verão. Uma imponente e irreverente fonte da natureza que emociona pela sua beleza", descreve o site Visit Manteigas.

Se quer sentir toda a magia do outono, este é o trilho que deve percorrer em breve, antes que a paisagem volte a mudar com a chegada do inverno.

Informações:

  • PR13 – Rota das Faias
  • Início: Junto à Cruz das Jugadas, Manteigas
  • Extensão: Entre 5,4 a 6,5 km
  • Duração: 3 horas (aprox.)
  • Tipo: Circular
  • Dificuldade: Média
  • Sentido aconselhado: Relógio
  • Altitude: Entre 880 e 1174 metros

Veja algumas imagens do trilho partilhadas no Instagram:

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.