É um lugar único na serra da Lousã. Num vale onde não é comum encontramos um castelo.
Há ainda piscinas fluviais e um santuário mariano.
É por isso, um ponto de confluência de muita gente. “Ao longo dos últimos 3 a 5 anos há cada vez mais pessoas a visitar". João Campos reside na Lousã e adianta que os passadiços foram um forte contributo para o incremento de visitantes.
"Melhoraram a acessibilidade das pessoas porque antigamente tinham de andar na berma da estrada. Agora têm um passadiço só para elas, onde podem desfrutar da caminhada como também do vislumbre da paisagem da vila e da serra da Lousã".
São passadiços panorâmicos e até dá para fazer a caminhada ao princípio da noite porque estão iluminados. É mais ou menos nesta altura que temos uma das vistas mais interessantes, uma panorâmica da vila da Lousã.
“Mais próximo do castelo a paisagem é mais rural, mais natural e temos uma vista ampla da nossa serra”, acrescenta João Campos.
Um olhar atento, mais próximo do castelo, descobre na longa encosta coberta de verde algumas das mais bonitas aldeias de xisto da serra da Lousã, como por exemplo Talasnal.
Uma parte da construção de madeira, depois do castelo, ajuda a descida para o Santuário da Senhora da Piedade e a praia fluvial. Um dos lugares mais visitados da serra da Lousã.
O percurso no passadiço é fácil de fazer e é também muito utilizado para quem caminha na serra. Por outro lado, foi também um incentivo para os locais fazerem caminhadas até ao castelo. “Também estrangeiros e turistas fazem muitas vezes a caminhada.”
No percurso encontramos várias placas informativas e, caso caminhe ao final do dia, não se esqueça da lenda do castelo de Arouce e é preciso ouvir com atenção os apelos da princesa Peralta.
Os passadiços da Piedade pela princesa Peralta no castelo da Lousã faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários