![Comer ossos em Coimbra e visitar cascatas em São Miguel. Mais uma semana com a Road Trip Gap Year](/assets/img/blank.png)
Já alguma vez pensaste que, se calhar, o segredo é viver um pouco mais como as crianças? Desprovidas de preocupações fúteis e de preconceitos, e cheios de pensamentos positivos. Este fim-de-semana, em Coimbra, decorreu o Gap Year Summit, o evento anual da Associação Gap Year Portugal que promete pôr os jovens portugueses a mexer, a refletir sobre o seu presente e futuro, a ter experiências fora da caixa e com vontade de conhecer mais mundo. Podes ver e rever tudo no instagram da @gapyearportugal!
![Equipa da Associação Gap Year Portugal e participantes Equipa da Associação Gap Year Portugal e participantes](/assets/img/blank.png)
Este ano o evento contou com mais de trezentos participantes, vinte e cinco oradores, seis talks, nove workshops, um debate e com a gravação do primeiro episódio do Ready. Gap. Go!, um podcast de storytelling apresentado pela Marta (@touristing.around) que convida viajantes a contar as suas aventuras e desventuras. Os primeiros convidados foram os Honeymooners, um casal que viaja pelo mundo vestido de noivos. Em breve estará disponível nas plataformas Spotify, iTunes e Soundcloud.
Durante esta semana, mudámos a nossa casa móvel para o distrito de Coimbra e passámos por escolas na cidade de Coimbra, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Poiares. Em Montemor-o-Velho visitámos o castelo mais antigo de Portugal, cujas primeiras referências surgem em documentos datados do século IX. A popularidade do castelo não fica por aqui, já que foi palco do planeamento do assassinato de Inês de Castro, protagonista de uma das histórias mais trágicas da monarquia portuguesa.
![Castelo de Montemor-o-Velho Castelo de Montemor-o-Velho](/assets/img/blank.png)
De regresso à maior cidade estudantil de Portugal, aproveitámos para passear pelas ruas da Baixa de Coimbra e beber um café à beira do Rio Mondego, no Parque Verde. O Ricardo (@ricardo_gfs) fez a sua pesquisa de restaurantes emblemáticos e descobriu que se havia um lugar que não podíamos perder era o Quim dos Ossos. O prato estrela deste pequeno restaurante são os ossos, pelo que não hesitámos em pedir uma dose acompanhada de batata a murro e arroz. Leram bem, ossos! À primeira leitura pode não parecer muito apetitoso, por isso traduzo numa linguagem mais saborosa: ossos de cachaço com carne bem tenra e um toque de picante à mistura.
![Passeio ao lado do Rio Mondego, em Coimbra Passeio ao lado do Rio Mondego, em Coimbra](/assets/img/blank.png)
![Os famosos ossos que comemos no Restaurante Quim dos Ossos Os famosos ossos que comemos no Restaurante Quim dos Ossos](/assets/img/blank.png)
A semana nos Açores começou na vila do Nordeste, uma das zonas menos visitadas da ilha de São Miguel, mas, provavelmente, uma das mais verdes. É aqui que se localiza o ponto mais alto da ilha, o Pico da Vara, com 1105 metros. O João (@followthesuntravel) e o Guilherme (@afonsereno) aproveitaram para fazer o trilho da Fajã do Araújo, um percurso imperdível à beira-mar.
![Trilho da Fajã do Araújo Trilho da Fajã do Araújo](/assets/img/blank.png)
Já em Ponta Delgada, os dois viajantes visitaram duas escolas secundárias que os surpreenderam: a Escola Secundária Domingos Rebelo, pelo facto de ter uma quinta pedagógica com horta, pomar e pecuária, cujo objetivo é reviver tradições rurais da ilha, e a Escola Secundária Antero de Quental, cujo edifício principal foi, em tempos, o Palácio do Barão da Fonte Bela.
Nos dias livres, não só desfrutaram das águas termais e da beleza inigualável das lagoas do Canário e das Sete Cidades, como aproveitaram para visitar a famosa cascata da Ribeira quente, que se localiza perto da zona das furnas.
![Lagoa das Sete Cidades Lagoa das Sete Cidades](/assets/img/blank.png)
O emblemático cozido nas furnas ficou para uma próxima visita, mas a estadia em Ponta Delgada só terminou depois da limpeza da Praia das Milícias, no domingo, organizada pelo João. Com a ajuda de estudantes e da Verónica Belchior da Sustain Azores, a limpeza foi um sucesso!
![A equipa que se dedicou à limpeza da Praia das Milícias A equipa que se dedicou à limpeza da Praia das Milícias](/assets/img/blank.png)
Esta semana, a equipa dos Açores passa a ser a equipa da Madeira, e a equipa do Norte é agora a equipa de Leiria, já que vão andar pelo distrito em cidades como Pombal, Alcobaça e Caldas da Rainha e nas vilas Juncal e Benedita. Acompanha a última semana da Road Trip Gap Year Portugal 2019 no instagram @roadtrip_gapyear!
Artigo escrito por Marta Cunha Grilo
Comentários