Já alguma vez pensaste que, se calhar, o segredo é viver um pouco mais como as crianças? Desprovidas de preocupações fúteis e de preconceitos, e cheios de pensamentos positivos. Este fim-de-semana, em Coimbra, decorreu o Gap Year Summit, o evento anual da Associação Gap Year Portugal que promete pôr os jovens portugueses a mexer, a refletir sobre o seu presente e futuro, a ter experiências fora da caixa e com vontade de conhecer mais mundo. Podes ver e rever tudo no instagram da @gapyearportugal!

Equipa da Associação Gap Year Portugal e participantes
Equipa da Associação Gap Year Portugal e participantes

Este ano o evento contou com mais de trezentos participantes, vinte e cinco oradores, seis talks, nove workshops, um debate e com a gravação do primeiro episódio do Ready. Gap. Go!, um podcast de storytelling apresentado pela Marta (@touristing.around) que convida viajantes a contar as suas aventuras e desventuras. Os primeiros convidados foram os Honeymooners, um casal que viaja pelo mundo vestido de noivos. Em breve estará disponível nas plataformas Spotify, iTunes e Soundcloud.

Durante esta semana, mudámos a nossa casa móvel para o distrito de Coimbra e passámos por escolas na cidade de Coimbra, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Poiares. Em Montemor-o-Velho visitámos o castelo mais antigo de Portugal, cujas primeiras referências surgem em documentos datados do século IX. A popularidade do castelo não fica por aqui, já que foi palco do planeamento do assassinato de Inês de Castro, protagonista de uma das histórias mais trágicas da monarquia portuguesa.

Castelo de Montemor-o-Velho
Castelo de Montemor-o-Velho créditos: Marta Cunha Grilo

De regresso à maior cidade estudantil de Portugal, aproveitámos para passear pelas ruas da Baixa de Coimbra e beber um café à beira do Rio Mondego, no Parque Verde. O Ricardo (@ricardo_gfs) fez a sua pesquisa de restaurantes emblemáticos e descobriu que se havia um lugar que não podíamos perder era o Quim dos Ossos. O prato estrela deste pequeno restaurante são os ossos, pelo que não hesitámos em pedir uma dose acompanhada de batata a murro e arroz. Leram bem, ossos! À primeira leitura pode não parecer muito apetitoso, por isso traduzo numa linguagem mais saborosa: ossos de cachaço com carne bem tenra e um toque de picante à mistura.

Passeio ao lado do Rio Mondego, em Coimbra
Passeio ao lado do Rio Mondego, em Coimbra créditos: Marta Cunha Grilo
Os famosos ossos que comemos no Restaurante Quim dos Ossos
Os famosos "ossos" que comemos no Restaurante Quim dos Ossos créditos: Marta Cunha Grilo

A semana nos Açores começou na vila do Nordeste, uma das zonas menos visitadas da ilha de São Miguel, mas, provavelmente, uma das mais verdes. É aqui que se localiza o ponto mais alto da ilha, o Pico da Vara, com 1105 metros. O João (@followthesuntravel) e o Guilherme (@afonsereno) aproveitaram para fazer o trilho da Fajã do Araújo, um percurso imperdível à beira-mar.

Trilho da Fajã do Araújo
Trilho da Fajã do Araújo créditos: João Amorim

Já em Ponta Delgada, os dois viajantes visitaram duas escolas secundárias que os surpreenderam: a Escola Secundária Domingos Rebelo, pelo facto de ter uma quinta pedagógica com horta, pomar e pecuária, cujo objetivo é reviver tradições rurais da ilha, e a Escola Secundária Antero de Quental, cujo edifício principal foi, em tempos, o Palácio do Barão da Fonte Bela.

Nos dias livres, não só desfrutaram das águas termais e da beleza inigualável das lagoas do Canário e das Sete Cidades, como aproveitaram para visitar a famosa cascata da Ribeira quente, que se localiza perto da zona das furnas.

Lagoa das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades créditos: João Amorim

O emblemático cozido nas furnas ficou para uma próxima visita, mas a estadia em Ponta Delgada só terminou depois da limpeza da Praia das Milícias, no domingo, organizada pelo João. Com a ajuda de estudantes e da Verónica Belchior da Sustain Azores, a limpeza foi um sucesso!

A equipa que se dedicou à limpeza da Praia das Milícias
A equipa que se dedicou à limpeza da Praia das Milícias

Esta semana, a equipa dos Açores passa a ser a equipa da Madeira, e a equipa do Norte é agora a equipa de Leiria, já que vão andar pelo distrito em cidades como Pombal, Alcobaça e Caldas da Rainha e nas vilas Juncal e Benedita. Acompanha a última semana da Road Trip Gap Year Portugal 2019 no instagram @roadtrip_gapyear!

Artigo escrito por Marta Cunha Grilo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.