Quando se pensa em Tóquio, provavelmente, a última coisa que nos vem à mente são parques. No entanto, os visitantes estrangeiros ficam surpreendidos por encontrarem sítios como o Hama Rikyu, Koishikawa Korakuen, ou até mesmo o espaço do Instituto para o Estudo da Natureza. Mas há outras opções para um dia passado de forma tranquila, especialmente se estivermos a viajar com crianças. O Parque Memorial Showa, um dos maiores parques da área metropolitana de Tóquio, é um desses sítios.

O parque ocupa o lugar do antigo aeródromo de Tachikawa, uma importante base do Exército Imperial Japonês que, depois da II.ª Guerra Mundial, foi usado pelas tropas americanas. Mais tarde, em 1977, as instalações foram devolvidas ao governo japonês que usou parte do complexo para criar um parque no contexto do Jubileu do imperador Showa (Hirohito, imperador do Japão entre 1926 e 1989). Apropriadamente, há no local, um pequeno museu dedicado a ele.

É fácil gostar deste sítio, especialmente na primavera e outono, com os seus grandes relvados e áreas arborizadas, um lago, piscinas e vários quilómetros de vias cicláveis e atrações temáticas. Entre estas destacamos três: o Jardim Japonês, que captura a essência do paisagismo tradicional local; a Floresta das Crianças, um espaço para aventuras que inclui o “Mar das Nuvens”, e os “Bosques Enevoados”, cobertos por nevoeiro artificial; e, por último, a aldeia Komorebi, que reproduz uma aldeia da planície de Musashi em meados do século XX, um projeto pedagógico sobre natureza e agricultura sustentáveis.

Quer saber mais sobre outros parques da capital japonesa? Então, o JiTT Tokyo vai guiá-lo por esse caminho!

Fotografia: ローザ | CC BY 3.0

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.