Esta grande metrópole está dividida em 23 “bairros especiais” e estes, por sua vez, estão subdivididos em tantas outras dezenas de áreas. Cada um dos seus bairros tem características únicas, oscilando entre o tradicional e o moderno, entre o cliché e o inusitado. Estes são alguns dos mais populares bairros de Tóquio e as atrações que fazem deles destinos de visita obrigatória.

Shibuya

Da mesma forma que nenhuma visita a Nova Iorque estaria completa sem uma passagem por Times Square, seria impensável visitar Tóquio e não conhecer este bairro. Aqui fica o famoso Cruzamento de Shibuya, o mais movimentado do mundo. Na hora de ponta, 2.500 pessoas atravessam as ruas a cada mudança de sinal do semáforo. Nas ruas paralelas, longe da confusão, poderá encontrar pequenos recantos tradicionais.

Shinjuku

Este é um dos bairros mais movimentados da cidade, preferido entre os locais pela sua agitada vida noturna. A sua estação de comboio é a mais movimentada do mundo, servindo diariamente mais de três milhões de pessoas. Aqui encontrará alguns clichés do Japão moderno. Mas entre a cacofonia de arranha-céus, placards luminosos e anúncios coloridos, encontrará também o Shinjuku Gyoen, o maior e mais popular parque da cidade.

Akihabara

A área de Akihabara, popularmente designada pelo diminutivo Akiba, é conhecida pelas suas inúmeras lojas de eletrónica e jogos. Desde câmaras fotográficas a computadores, encontrará aqui os últimos lançamentos. Esta zona da cidade é também conhecida como o centro da cultura anime e manga, com lojas e cafés inspirados na temática e até transeuntes vestidos a preceito. Aqui é possível vivenciar um outro lado da cultura japonesa, passeando por entre os seus prédios de cores garridas, cobertos quase por inteiro com anúncios e cartazes de figuras de banda desenhada.

Asakusa

Asakusa é uma das áreas mais turísticas da capital japonesa e também uma das mais tradicionais, com os seus edifícios de baixa estatura e traçado antigo. Este bairro de Tóquio é especialmente conhecido pelo seu famoso templo budista, Senso-ji, o mais antigo e importante da cidade, construído ainda no século VII. É fácil percorrer esta área a pé, destacando-se como o local onde, ainda hoje, se pode ver como seria a cidade de Tóquio no passado.

Harajuku

Esta área é o epicentro da cultura e moda jovem japonesas. É aqui que poderá encontrar as últimas (e peculiares) tendências da moda de rua de Tóquio. O seu eixo central, a Takeshita Dori, e demais ruelas paralelas, estão repletas de populares lojas de roupa, boutiques de moda, inúmeras lojas de crepes e fast-food adaptadas aos gostos vanguardistas dos adolescentes japoneses.

Ginza

Aqui encontrará as principais casas de moda mundiais, lado a lado com os armazéns mais luxuosos de Tóquio. Ginza é a Meca das compras japonesa, rivalizando com lugares como os Campos Elísios ou a Quinta Avenida nova-iorquina por um lugar no pódio entre os destinos de compras mais caros do mundo. Conhecida pelos seus restaurantes e espaços de entretenimento, é aqui que se encontra o principal teatro de Tóquio, casa do Kabuki, a tradicional forma de interpretação dramática japonesa.

Tsukiji

A poucos passos do elegante e cosmopolita bairro de Ginza, Tsukiji é exatamente o seu oposto. O foco desta área está no seu famoso mercado de peixe, o maior do mundo. É conhecido especialmente pelo seu animado leilão de atum, que acontece quase todos os dias antes do sol nascer. Mas aqui poderá encontrar de tudo um pouco: de ouriço-do-mar a carne de baleia, as opções são infinitas, fazendo deste espaço uma referência à escala mundial. No emaranhado de ruas em seu redor poderá encontrar pequenas lojas, casas de sushi e bancas que servem pratos típicos da gastronomia japonesa.

Ueno

Este é o centro cultural da cidade. A sua principal atração é o Parque Ueno, que alberga alguns dos principais museus, salas de concertos, templos e até o jardim zoológico mais antigo de Tóquio. É um destino particularmente popular durante os meses de primavera, quando turistas e locais acorrem ao parque para verem as cerejeiras em flor. São mais de mil árvores e este costume, a que os japoneses dão o nome de hanami, é frequentemente acompanhado de festas e piqueniques. Aqui poderá também vivenciar uma atmosfera mais tradicional, percorrendo as suas ruas estreitas, ladeadas por casas tradicionais, e visitar um dos mercados de rua mais populares da cidade.

Roppongi

Este é o lugar favorito dos notívagos. Roppongi é o centro da vida noturna de Tóquio, conhecido tanto pelos jovens locais como pelos turistas. Tem a maior concentração de bares e clubes noturnos da cidade e as festas só terminam com o nascer do sol. Durante o dia, o seu perfil altera-se e Roppongi é apenas mais uma zona urbana, repleta de lojas, escritórios e espaços de lazer.

Para ficar a saber mais curiosidades sobre a capital japonesa, faça o download da app JiTT.travel e descarregue o guia de Tóquio!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.