A pandemia, as angústias, a fé, a magia, a alquimia... e a ciência que nos premiou com vacinas e medicamentos em tempo recorde são excelentes contextos para uma visita ao Museu da Farmácia, em Lisboa. No acervo já se encontra a vacina Sputnik V. E muito mais, até uma Pedra Filosofal.
O Casulo de Malhoa destaca-se claramente no centro da vila de Figueiró dos Vinhos. A arquitetura, com planta em forma de T, vários telhados, a cor vermelha intensa dos tijolos e as linhas das paredes formada por blocos pintados de branco dão ainda maior graciosidade à construção.
O Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, é a história do filho de um barqueiro que, jovem, aprendeu a arte de ferreiro. A vontade e o engenho levaram-no a criar a maior metalúrgica ligeira em Portugal. A “mítica” Berliet é um dos melhores exemplos da qualidade da “borboleta”, o símbolo d
O Museu do Território da Gândara fica numa antiga escola primária em Mira e é um excelente ponto de partida para uma das mais notáveis obras de engenharia florestal em Portugal: a Gândara.
A rua Augusta de Lisboa, como muitas outras ruas de cidades ou aldeias, fica nestes dias com o aroma da castanha assada e do fumo que nas noites frias ganha a estranha forma de um nevoeiro quente. A envolver vendedor e clientes. Há 44 anos que Fátima Pinto faz parte deste cenário no cruzamento com a
“Há 40 e tal anos que faço pão. Ando sempre com a caralhota na mão. Não tenho férias, não vou para lado nenhum”. A citação é de dona Emília que vai para 50 anos que leva ao forno as caralhotas de Almeirim e é a padeira mais popular da cidade onde o pão acompanha a Sopa da Pedra.
A mais pequena ponte internacional do mundo fica no concelho de Arronches, tem aproximadamente seis metros de comprimento e dois de largura. A ponte do Marco é um recanto, com sombra, bancos de pedra nas imediações e o som calmo de uma ribeira.
Mosteirinho é atravessada por uma ponte metálica atribuída a Gustave Eiffel e Couto de Baixo, também no concelho de Viseu, preserva o pelourinho e a memória de quando as duas terras pertenciam ao concelho do Rio de Asnos.
Têm o nome de Passadiços da Senhora da Piedade porque ligam Cabo do Soito, próximo da da Lousã, ao complexo turístico com o mesmo nome. É um trajeto fácil de percorrer e que nos oferece uma vista panorâmica da vila e do vale onde se encontra o castelo.
Estamos no Alentejo e o percurso é na Serra d’Ossa, junto à Aldeia da Serra, concelho de Redondo. O trajeto linear tem mais de um quilómetro de extensão. Segue um vale repleto de vegetação e é complementado com um passadiço. 300 degraus numa encosta escarpada.
É um percurso para toda a família e atrativo para um vasto grupo de interesses. Natureza, passadiços, uma ponte pedonal suspensa, baloiços e miradouros. Nos 3,6km do Trilho da Barca d’Amieira temos muito com que nos deslumbrar.
A imagem de Arganil é indissociável do santuário de Mont’Alto que está no topo de um monte sobranceio à vila. É um cartão de visitas devido à paisagem que oferece. Agora a contemplação pode ser feita num baloiço.
Na região metropolitana de Lisboa é um dos miradouros com vista mais ampla, que agora pode também ser desfrutada num baloiço. A vista é de 360 graus, para os visitantes e para o controlo de incêndios.
A Pedra da Sé é um enorme maciço granítico com uma “varanda” natural onde colocaram um baloiço que tem uma excelente vista para o Mondego. Balouçamos próximo da falésia e o olhar perde-se no horizonte verde e azul.
O Baloiço Javali está no miradouro de Nossa Senhora do Pilar, onde temos uma das mais belas vistas da Beira Baixa. É na estrada que sobe a serra a caminho do Sabugal, numa pequena zona de descanso. Vemos a aldeia de Meimão rodeada de duas enormes lagoas que são parte da albufeira da barragem da Meim
A lagoa de Óbidos é uma das maiores na Europa em água salgada. Tem 5km de extensão e a largura máxima não ultrapassa 1km. Devido à área e à sua localização, separada do oceano por um cordão de dunas, a lagoa é muito procurada como refúgio por aves, em particular a partir desta altura até ao final do
Com a migração de aves para o sul, para o continente africano, que está a decorrer, as Salinas do Samouco são uma “estação de serviço” de algumas espécies oriundas, por exemplo, da Sibéria.
A observação de aves está agendada para o próximo fim de semana e é organizada pela Palombar. O roteiro é por lugares pouco conhecidos do nordeste de Trás-os-Montes e termina nas arribas do Douro, com paisagens fantásticas.
Esta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 20.21h, começa o outono no Hemisfério Norte. Vamos assinalar o Equinócio com uma ida ao OLA Alqueva. A albufeira da barragem foi pioneira ao ser classificada como Reserva Dark Sky, o que revela as suas qualidades para observação astronómicas.
Na estrada nacional 246-1, entre Castelo de Vide e Marvão, encontramos um dos mais bonitos conjuntos arbóreos de Portugal. São mais de 230 freixos, todos com uma faixa branca na parte debaixo do tronco, que acentua a perspetiva de profundidade, em particular numa reta de centenas de metros.
Na Graciosa, por vezes, dizem na brincadeira que na ilha há mais vinho do que água. A brincadeira tem a ver com duas referencias históricas. A boa qualidade do vinho que até tem o estatuto de Denominação de Origem para vinhos licorosos e espumantes. A outra referencia tem a ver com a escassez de águ
As adegas do Pico são casas rudimentares com o basalto cru e mobiliário básico. A casa do Ramo Grande, na ilha Terceira, pertencia a lavradores abastados.
A arquitetura invulgar do Observatório do Sobreiro e da Cortiça cativa de imediato a nossa atenção. No interior temos muito para experimentar, descobrir e entender como Coruche, a "Capital Mundial da Cortiça", investe num produto que ganha novas dimensões, desde a tecnologia sofisticada a um instrum
É uma das mais bonitas e espetaculares praias fluviais em Portugal e durante muitos anos houve quem tivesse o exclusivo de fruir este segredo. O desfiladeiro é lugar de culto, prática de desportos radicais, miradouro e em breve poderá vir a ter um passadiço com vistas fantásticas.