Susana Nogueira, da igreja de S. Francisco, descreve a “maquete da cidade como um presépio colossal. A maquete tem luzes e bonecos dos Figurados de Estremoz".
"O projeto é do arquiteto António Bouça que é quem costuma projetar as nossas exposições dos presépios. Tem pormenores fantásticos, como por exemplo, a constelação das estrelas sobre a cidade.”
O presépio tem a particularidade de envolver património classificado pela UNESCO. O Centro Histórico de Évora (o espaço cénico central do presépio), o Cante Alentejano, os Chocalhos de Alcáçovas e os bonecos do Figurado de Barro de Estremoz.
“A maquete é em madeira e com figuras antigas, com recriações de mercados e vendas. Os bonecos são de barro, pintados, da galeria das Irmãs Flores, de Estremoz. Tem representadas as ruas e os principais monumentos da cidade. É uma peça extraordinária.”
Demorou um ano a ser executado e a complexidade do projeto pode ser exemplificada com o número de 564 peças em barro: 236 figuras humanas, 205 figuras de animais e 123 objetos. Além da representação de vários lugares emblemáticos da cidade de Évora.
O “Presépio Évora” vai estar em exposição até aos Reis na da igreja de S. Francisco.
Coleção Canha da Silva
Além da coleção permanente, todos os anos a igreja de S. Francisco realiza uma exposição temporária a partir do enorme acervo da coleção de Presépios de Canha da Silva.
A exposição temporária prolonga-se até outubro do próximo ano e é dedicada a presépios da região de Lisboa e Vale do Tejo. “Estão representados vários mestres barristas de Portugal, como por exemplo, José Franco (de Mafra) e Maria Helena Lourenço (de Corroios)."
"Temos também uma parte que é importante com fantásticos trabalhos de arte de papel. Temos miniaturas, presépios das Caldas da rainha, Fátima... é uma exposição que resultou muito bem”.
As 174 peças em exposição pertencem à coleção Canha da Silva, um acervo enorme com centenas de presépios de todo o mundo. A coleção começou em 1973, exatamente com a compra a um artesão de Estremoz da representação do nascimento de Jesus Cristo.
Vídeo sobre a coleção editado em Dezembro de 2020
Nas galerias do antigo convento de S. Francisco em Évora podemos ver ainda uma coleção de arte sacra, a monumental igreja, a fascinante Capela dos Ossos e é também obrigatório subir ao terraço do edifício onde temos uma vista panorâmica da cidade de Évora.
Igreja de S. Francisco em Évora: este ano a surpresa é o “Presépio Évora” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários