Devido à pandemia o Natal do ano passado foi com distanciamento social e digital. Agora, deixamos o virtual e regressamos ao analógico, a caminhar nas ruas estreitas de Cabeça Aldeia Natal, no topo de um cabeço granítico da serra da Estrela rodeado de floresta.

Cabeça Aldeia Natal
créditos: @Pedro Ribeiro

Cabeça faz parte da rede das Aldeias de Montanha e está próxima do final do glaciar da Garganta de Loriga, um dos maiores da serra da Estrela. É uma aldeia tipicamente de montanha que viveu sempre da agricultura. Transformou o meio com muitos e pequenos socalcos e tem uma configuração muito interessante.” A descrição é de João Orlindo, autarca em Vide que em conjunto com Cabeça fazem uma união na Junta de Freguesia.

Cabeça Aldeia Natal
@ Pedro Ribeiro

A beleza natural da aldeia, com cerca de 150 habitantes, é o primeiro encanto. Junta-se o casario de xisto, com algumas casas ainda com telhado de lousa e portas de madeira antigas.
O casario desce a encosta verdejante para o vale da ribeira de Loriga com pequenas hortas nos socalcos.

Nestes dias o xisto, até 2 de janeiro, tem um brilho mais intenso com iluminações led. As paredes, janelas e portas estão decoradas com coroas feitas de ramos de pinheiro e folhas enroladas em fios de lã são as bolas que decoram ruas com outros recursos naturais e instrumentos do dia a dia da aldeia.

Cabeça Aldeia Natal
@ Pedro Ribeiro créditos: All rights reserved

“As pessoas da aldeia produzem várias decorações, todas com materiais autóctones e com reutilizações. Por exemplo, podam as videiras e as oliveiras e guardam os restos para fazer enfeites. É uma aldeia Natal ornamentada de forma ecológica e sustentada porque tudo o que se retira será transformado em matéria orgânica ou queimado no forno para fazer o pão.”

Cabeça Aldeia Natal
@ Ricardo Mendes

Os enfeites decoram as duas vias principais que contornam a igreja e pequenos recantos para onde nos levam ruas muito estreitas.

Caminhos que mostram a rotina de uma comunidade que resiste à emigração e que congregou esforços para responder a um desafio, uma iniciativa de promoção do território através de recursos sustentáveis.

A primeira edição foi em 2013 e o espírito da Aldeia Natal está preservado e continua a ser resultado de um trabalho comunitário.

São ainda organizadas várias iniciativas até 2 de janeiro. Há contos, concertos, workshop de cestaria. Pode ver o programa aqui. O evento integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Cabeça Aldeia Natal
@ Pedro Ribeiro créditos: All rights reserved

A Estrela da serra em Cabeça Aldeia Natal  faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.