Na sua primeira edição, o evento, que tem como objetivo discutir o futuro da alimentação a partir do mar, vai permitir, entre outras iniciativas, experienciar o Mercado de Matosinhos de uma forma diferente e inovadora, durante quatro dias.

À hora do pôr-do-sol, já depois do encerramento das bancas, o Mercado transforma-se: acendem-se as luzes de uma projeção multimédia que recria o fundo do mar nas paredes e teto do edifício. A iniciativa Under the Blue transporta ainda a discoteca matosinhense Batô para a animação musical destes finais de dia.

Também no Mercado, os dias 24 e 25 de outubro vão ser preenchidos com conversas com especialistas da gastronomia à arquitetura, passando pela ciência. Entre eles, estão a investigadora Olga Cavaleiro, a jornalista Alexandra Prado Coelho e os chefs João Rodrigues (Canalha e Projecto Matéria) e Rui Martins (Culto ao Bacalhau). Juntam-se também nomes como Tom Fleming, especialista em política cultural e indústrias criativas, e Luís Menezes Pinheiro, docente, investigador da Universidade de Aveiro e coordenador do Comité Nacional para a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Todos os painéis de discussão terão como ponto de partida o oceano, abordando a alimentação à base de peixe ou plantas marinhas, a relação com a arquitetura e com os desafios das cidades contemporâneas, entre outros temas.

Cada conversa termina com um momento de degustação com chefs como João Oliveira (restaurante Vista), que fará parceria com Tó Zé (António José Teixeira Cruz), peixeiro do Mercado, e Joana Duarte, que vai também ser protagonista de um showcooking dedicado às algas.

Ao longo do evento, há visitas guiadas por espaços da cidade ligados aos temas que, depois, vão estar em debate nas muitas conversas que circundarão o evento.

A 23 de outubro, a primeira visita (a única paga) leva os participantes por uma viagem gastronómica pela tradição e história de Angeiras. Há paragens na Praia da Memória e no Mercado de Angeiras, seguidas de um grande momento na Praia de Angeiras: a prova de pratos inspirados em técnicas romanas (Chef Hugo Portela, do Cibu) e na frescura do mar (Peixaria by Euskalduna).

Na manhã de 24 de outubro, há uma oportunidade única para visitar a Lota de Matosinhos (Docapesca) e assistir ao leilão de peixe habitualmente reservado a profissionais. À tarde, a visita faz-se à Fábrica de Conservas Pinhais, seguida de um roteiro por antigas e atuais conserveiras de Matosinhos guiado pelos arquitetos André Tavares e Diego Inglez de Souza.

A 25 de outubro, vai ser possível descobrir o trabalho do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e, à tarde, visitar Leça da Palmeira, para compreender a zona da antiga refinaria e perceber como a pesca e a ligação ao mar definiu a arquitetura e o urbanismo da cidade.

Todas as atividades são de inscrição gratuita, exceto os momentos vividos nos restaurantes – limitados aos lugares disponíveis. Ao longo dos dias do evento, há menus especiais inspirados no mar e preparados na Casa de Chá da Boa Nova, Gaveto, Fava Tonka e no Bistrô by Vila Foz, inserido no próprio Mercado de Matosinhos, com a presença de consagrados chefs internacionais, como Lucía Freitas (A Tafona) e Iván Dominguez (NaDo), ambos da Galiza.

Out of the Blue encerra com animação de rua e 25 restaurantes

O último dia do evento (26 de outubro, sábado) traz para a rua a celebração do peixe de Matosinhos. O Grande Arraial do Peixe instala-se na Rua Heróis de França, entre as 12h30 e as 18h30, com animação musical itinerante a cargo dos Suspensive Mood e Party Brass Band.

No mesmo local, o workshop "Academia da Sardinha” será protagonizado pelo chef Hélio Loureiro. A seu lado, Maria Jesus revelará um dos segredos mais bem guardados da tradição culinária de Matosinhos: a caldeirada de peixe.

Assinalando o fim da época de pesca da sardinha, que entra em defeso, 25 restaurantes juntam-se à iniciativa, servindo uma pequena surpresa a quem os escolha para uma refeição.

Durante a manhã, este e outros peixes vão estar em destaque num showcooking no Mercado. O chef Hélio Loureiro levará os participantes a comprar os ingredientes nas bancas, cozinhando-os depois, enquanto a Associação Portuguesa de Nutrição explica o valor dos produtos que nos chegam do mar.

Ao final do dia, a celebração regressa ao Mercado, com uma festa de encerramento a cargo da discoteca Batô.

As atividades do Out of the Blue são de acesso gratuito (exceto restaurantes e visita a Angeiras), sendo necessária inscrição prévia em alguns momentos. A programação completa pode ser consultada em http://outofthebluematosinhos.pt/.